Observando aves da janela


Gavião-carijó | Rupornis magnirostris

1 MINUTO DE LEITURA

Nessa quarentena forçada que pegou quase todo o planeta de surpresa, restaram poucas opções de lazer fora da parafernália tecnológica que nos cerca, isso para quem ainda tem o luxo de estar empregado e com o salário em dia. Uma dessas opções é a observação de aves a partir de uma janela.

Para realizar a atividade não é preciso ostentar uma vista bucólica, qualquer quadrado vazado que aponte para fora é válido, mesmo em se tratando de uma cidade grande de ruas movimentadas.

Exemplo recente disso é o Gavião-carijó (Rupornis magnirostris) que consegui avistar e fotografar em uma das avenidas principais do bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro. Minha filha acordou com vontade de aprender mais sobre os pássaros após recebermos no celular o vídeo da varanda de uma amiguinha em que apareciam alguns psitacídeos nas redes de proteção.

Num desses momentos de sincronicidade junguiana fui levado até a janela pois ouvia Cambacicas (Coereba flaveola) agitadas vocalizando sem parar. Ao pegar minha filha no colo para mostrar os passarinhos, qual não foi nossa surpresa ao avistar um Gavião-carijó voando de um Oiti (Licania sp.) para um casario ao lado, onde permaneceu por alguns minutos e nos conferiu uma alegria inenarrável nesse momento de clausura.

Enquanto minha esposa e filha continuavam a fotografar o gavião, ainda tive tempo de fazer um breve registro em vídeo desse instante especial de beleza em meio ao caos que estamos vivendo.




*Publicado em 02/04/2020



Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

Nenhum comentário:

Postar um comentário