Lótus sagrado indiano floresce após mais de uma década no Jardim Botânico do Rio


Lótus-rosa (Nelumbo nucifera)
Jardim Botânico do Rio de Janeiro | janeiro de 2019
(clique para ampliar)
2 MIN, DE LEITURA

Na última quinta-feira (31), a amiga e fotógrafa Lena Trindade teve o prazer de registrar, num desses momentos marcantes em que somos surpreendidos pela natureza, o Lótus-rosa (Nelumbo nucifera), o lótus sagrado indiano, cujo florescimento não ocorria há mais de uma década no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Com um pouco de atraso fui até lá e fiz a fotografia que inicia a matéria, onde se vê a flor aberta, porém com algumas pétalas já caídas no pequeno lago do qual brotou, próximo à estufa de plantas insetívoras. Nada que se compare ao belíssimo registro de Lena Trindade realizado há mais de dez anos no mesmo local.


Lótus-rosa
(fotografado por Lena Trindade há mais de 10 anos)
(clique para ampliar)

A flor-de-lótus tem raízes que mergulham no fundo lodoso de uma lagoa ou rio e dali surgem hastes que se colocam acima da superfície da água. Sua coroa de pétalas com muitas camadas abrem-se ao alvorecer e acompanham o movimento do sol, e quando ele se põe as pétalas fecham-se ao redor da cápsula central das sementes. 

O lótus tem ainda a rara capacidade de controlar a sua temperatura, estabilizando-a entre 30 e 35 graus, bem próximo da temperatura normal do corpo humano.

Por essas características notáveis, sua simbologia é bastante forte nas tradições budista e hindu. 

De acordo com o monge budista vietnamita Thich Nhat Hanh, "as pessoas tendem a achar que seu verdadeiro lar é um lugar onde não há sofrimento, apenas felicidade. Não podemos fazer crescer uma flor de lótus sem lama. É apenas contra o pano de fundo do sofrimento que podemos reconhecer nossa felicidade". (trecho extraído do texto Sem lama, sem lótus)

O florescimento do lótus costuma durar poucos dias, mas com alguma sorte é possível que haja o surgimento de novas hastes florais no local. Quem sabe?

Por Cristiano Pedras

(publicado em 04/02/2019)



Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

4 comentários:

  1. Incrível! Lindíssima imagem, transmite esperança..bem que poderia nascer Lotus nas Lamas de Brumadinho..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Que bom que gostou! Essa tragédia de Brumadinho foi muito triste. A natureza sempre nos ensina a respeitar seus limites, mas a espécie humana, no alto de sua prepotência, parece não ouvi-la. Obrigado por deixar aqui seu comentário.

      Excluir
  2. Como sempre e apesar de algumas pétalas terem caído, seu registro foi maravilhoso.A flor de lótus é simplesmente de uma beleza e delicadeza únicas. Adorei o ângulo que deu em sua foto.Pude admirar de uma forma mais íntima toda sua delicadeza.Parabéns filho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, mãe. Que bom que gostou! Um beijo afetuoso.

      Excluir