Frutificação do Oiti


Frutificação do Oiti (Licania tomentosa)

1 MINUTO DE LEITURA

O Oiti é árvore nativa da Mata Atlântica, mais precisamente do Nordeste do Brasil. Foi introduzida no Rio de Janeiro desde o século XIX pelo engenheiro civil e botânico Glaziou.
 
Possui copa arredondada e suas folhas apresentam tons esverdeados, resultante da mistura das folhas antigas com as novas. Seus frutos, muito apreciados por morcegos, apresentam casca amarela quando maduros e sua semente fica envolta em uma massa pegajosa e fibrosa rica em óleo.
 
Na Praia de Botafogo há uma bela alameda tomada por essas árvores, o mesmo se repetindo em outros bairros e avenidas da cidade.

Semana passada os frutos da árvore que fica em frente à minha residência começaram a amadurecer, como é possível observar na foto que inicia a matéria. Mais detalhes sobre a espécie podem ser lidos no excelente livro Árvore Cidade - Rio de Janeiro, com textos muitos bem escritos por Mariana Varzea.

*Publicado em 20/06/2020


Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

2 comentários:

  1. Quanto tempo depois de plantado o Oitizeiro começa a dar frutos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma pergunta que um biólogo poderá responder. Deixemos aqui até alguém comentar. Obrigado pela indagação e volte sempre ao site.

      Excluir