Aves & Árvores ganha novo visual e um app


Martim-pescador-grande (Megaceryle torquata)

Oi amigos, tudo bem? No post de hoje trago novidades que não vêm do mundo das aves ou das árvores, mas da tela do computador. Como vocês já devem ter notado, o blog ganhou visual novo.

Não imaginei que isso fosse acontecer tão rapidamente, já que o blog ainda caminha para completar seu segundo ano, mas concluí que o layout inicial, apesar de elogiado por alguns amigos, não atendia minha cobrança interna por menos poluição visual e mais conforto para a leitura no computador.

Uma das mudanças que realizei foi a substituição da cor branca da área externa do plano de fundo para o cinza claro. O excesso de branco acabava por cansar a leitura e por isso escolhi uma tonalidade suave para o contraste.

O menu das guias superiores também ganhou tons de cinza (que estão longe de chegar a 50), mas mantive a cor aspargo nos links e nos títulos das postagens e da barra lateral, em sintonia com o logo do blog. Esse tom me parece bastante apropriado para um site sobre meio ambiente, por remeter ao verde das florestas.

Uma outra novidade está na tela de Início, onde agora é exibida, na íntegra, a última matéria publicada no blog. Isso permitirá, especialmente ao primeiro visitante, que verifique desde logo se há no final do texto alguma pílula ecológica ou conteúdo de vídeo a ser exibido.

De resto, as caixas das redes sociais do blog foram retiradas da barra lateral, encontrando-se agora reunidas na forma de pequenos ícones, localizados no canto superior direito da tela (para seguir o blog nas redes sociais basta clicar no ícone correspondente).

Como disse antes, essas mudanças foram necessárias para atender a uma exigência pessoal, mas como são alterações que interferem na leitura das matérias, estou aberto a críticas e sugestões. Para isso, quem desejar pode utilizar o campo de comentários no final do post ou enviar uma mensagem por meio da guia Contato.

Por fim, criei um aplicativo para facilitar o acesso ao conteúdo do blog em aparelhos celulares. Basta usar esse endereço no navegador de seu celular e seguir as instruções: http://app.vc/avesarvores

Para encerrar, aproveito para agradecer aos que reservam parte de seu tempo para ler ou comentar as matérias do blog. É muito gratificante poder contar com esse feedback. Saúdo, também, os novos amigos que o blog vem ganhando a cada dia, desejando que possamos todos contribuir de alguma forma para a conscientização ambiental, em defesa de um planeta minimamente habitável.



Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

4 comentários:

  1. Gostei do novo visual.
    Parabéns!!!
    Abraços,
    Isaura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Isaura! Obrigado por deixar aqui o seu comentário. Um bj.

      Excluir
  2. Só hoje pude curtir o novo visual do seu blog! Adorei! Muito legal! Parabéns filho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, mãe. Como disse no post, fiz a mudança por uma cobrança interna por menos poluição visual e mais conforto na leitura. Bj.

      Excluir