A Magia dos Tucanos-de-bico-preto


Tucanos-de-bico-preto consumindo os coquinhos da 
Palmeira-australiana (Archontophoenix cunninghamii)


Poucas coisas impressionam tanto os habitantes das grandes cidades quanto o encontro inesperado com os Tucanos-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus).

Na cidade do Rio de Janeiro, moradores e turistas têm o privilégio de poder observá-los com certa facilidade em bairros residenciais e em diversas áreas verdes, especialmente no Jardim Botânico, onde sobrevoam praticamente todos os dias em busca de alimentos, que vão desde os frutinhos das variadas palmeiras presentes no arboreto, até insetos, ovos e filhotes de outras aves. Por isso, fazem jus ao título de ave-símbolo do Município do Rio de Janeiro, conferido pelo Clube de Observadores de Aves local (COA-RJ). E pensar que quase foram extintos da cidade até sua reintrodução na década de 1960 (a murça que acompanhava o manto imperial de Dom Pedro II foi feita de papos de tucano).

Além do longo e brilhante bico, suas cores impressionam: são discerníveis a olho nu, e vão desde o amarelo-alaranjado do papo, que se repete na base do bico, até o vermelho que contorna os olhos, estes de um intenso azul, sem contar uma faixa azul mais clara presente apenas na parte superior do bico. Com o uso de um binóculo a visão é espetacular, capaz de deixar estupefato o mais insensível dos mortais.



As cores vibrantes e a imponência do Tucano-de-bico-preto
(clique para ampliar)


Logo no início da manhã ou ao cair da tarde é possível vê-los com mais facilidade, como, aliás, costuma ocorrer com grande parte das aves, na sua intensa disputa por território. O importante é prestar bastante atenção à sua vocalização (o observador de aves logo se acostuma a ela) e parar alguns instantes próximos às palmeiras em frutificação (os tucanos fazem um barulho estridente, o que não deixa de ser uma vantagem quando se trata de localizá-los entre as árvores e a vegetação).

Faça uma pausa na correria do dia a dia, eleve seus olhos para o céu e se deixe encantar pela beleza dos tucanos. Quanto mais observar, mais apreciará seus detalhes estéticos e de comportamento.

Em se tratando de contemplação da vida, um momento nunca será igual ao outro. Aprecie e celebre a magia dos tucanos!

Tucano-de-bico-preto bebendo água 
(no detalhe, a mancha azul clara na parte superior do bico)
(clique para ampliar)

Gostou do post ou quer contar sua experiência com os tucanos? Deixe aqui seu comentário.



Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

2 comentários:

  1. Realmente, os tucanos, são aves, lindas, posso todos os dias fotografa-los, mais a ação é diferente, isso não me faz curtir e amar eles, são fofinhos e carismáticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karolina. Os tucanos têm essa questão da predação de ninhos, mas é da natureza deles. São mesmo muito belos. Obrigado por comentar.

      Excluir