Observação de Aves no Jardim Botânico do Rio de Janeiro: uma introdução


Jardim Botânico do Rio de Janeiro - Chafariz central

1 MIN, DE LEITURA

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro, situado na zona sul da cidade, é certamente um daqueles lugares que ocupam um espaço especial no coração do carioca.

Fundado em 1808 (mesmo ano em que a Família Real veio ao Brasil), conta com uma extensa e diversificada área verde, tendo sido utilizado, inicialmente, como local de pesquisa com vegetais oriundos de outras províncias de Portugal.

Atualmente, o Jardim ainda conserva a função de um instituto de pesquisas, mas vem funcionando muito bem como um espaço de lazer e de contemplação da natureza. Trata-se de uma joia rara, verdadeiro refúgio contra o estresse da cidade grande.

Nos últimos anos, o Jardim vem recebendo crescente visita de observadores de aves, que ali encontram um local seguro para apreciá-las e fotografá-las.

A saída para a "passarinhada" costuma ocorrer no último sábado de cada mês, a partir das 8h, e o ponto de encontro é o antigo Café Botânica (atual Garden Café), localizado atrás do Centro de Visitantes, já dentro do Jardim.

À frente dos observadores e curiosos, o ornitólogo Henrique Rajão conduz um passeio mensal e transmite informações valiosas sobre o hábito das aves.


Coleirinho (Sporophila caerulescens)
(*fotografado no Jardim Botânico do Rio em 16/12/2017)


O encontro de observação de aves é gratuito, mas para não associados é cobrado ingresso em dinheiro de R$ 15,00 (valor atualizado até fevereiro de 2018). Regras sobre meia entrada e outros detalhes podem ser acessados aqui.

Detalhes sobre o estacionamento podem ser acessados aqui

E você, o que está esperando para comparecer à próxima passarinhada?

Por Cristiano Pedras

(publicado em 31/01/2015)

(revisado em 03/02/2018)



Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

4 comentários:

  1. Visitei o Jardim Botanico em 9 de Março de 2017 e não vi nem escutei nenhuma ave (passarinhos,tucanos,macacos etc...) - onde estão eles? Também verifiquei um certo abandono e falta de bancos na caminhada.... Não gostei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Agradeço deixar o seu comentário aqui no blog. Sobre as aves do Jardim Botânico, elas estão todas lá, é uma questão de treinar o olhar, mas pode ser que não tenha dado sorte dessa vez. Até onde pude verificar na minha ida lá há vários bancos sim. Dê uma segunda chance ao local. É um dos poucos refúgios no Rio de Janeiro.

      Excluir
  2. Ola. Visitei o JB recentemente para fotografar aves. Avistei o tucano, lavadeira, sabia, socozinho e alguns outros, mas achei pouco para o local. Alguma dica de horário (fui na abertura) e condição do tempo para conseguir mais opções de registros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Agradeço seu comentário. A questão do avistamento depende de vários fatores, como o próprio clima e frutificação das árvores. Normalmente de manhã cedo e ao final da tarde aumentamos as chances de avistamento. Um abraço.

      Excluir