Primavera dos sabiás


Sabiá-laranjeira em seu banho primaveril

1 MIN, DE LEITURA

É na primavera recém chegada que os sabiás iniciam o período de reprodução, quando entoam diferentes tipos de canto que variam conforme a espécie e a região do país. Fora da época de acasalamento param inteiramente de cantar, daí a beleza desse momento, que se renova ano a ano.

Como passam o dia todo cantando, inclusive na madrugada, fica mais fácil localizá-los para observar seu comportamento e fazer registros audiovisuais.

Nas últimas semanas estive no Jardim Botânico do Rio especialmente para admirá-los. As espécies residentes ali são o Sabiá-laranjeira (esse da foto que inicia a matéria e que foi flagrado em seu banho primaveril) e o Sabiá-barranco. Deste último fiz o registro do canto em vídeo, como podemos ver (e ouvir) logo abaixo.




O Jardim Botânico também é visitado, em alguns poucos meses do ano, por mais duas espécies, o Sabiá-una e o Sabiá-poca, mas não os avistei em minhas mais recentes caminhadas por lá.

Como é bom testemunhar a sinfonia proporcionada pelo canto das espécies em seu conjunto! E vejam que se diz que o canto dos sabiás no Rio de Janeiro é empobrecido, por conta da vida na cidade grande.



Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

2 comentários:

  1. Esses passarinhos estão cantando aqui em casa e deixam nossas manhãs e finais das tardes bem mais animado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço ideia, Eduardo! Posso imaginar a beleza do canto das espécies nas Minas Gerais. Obrigado por sua visita e por seu comentário. Grande abraço!

      Excluir