Beija-flores-pretos em Penedo (Itatiaia - RJ)


Beija-flor-preto (Florisuga fusca)

O ornitólogo e naturalista alemão Helmut Sick já dizia, no clássico "Ornitologia Brasileira", que o Beija-flor-preto (Florisuga fusca) "pode ser abundante periodicamente", apontando ser "a espécie mais frequente de beija-flor em Macaé de Cima, no Rio de Janeiro, durante o verão". (3ª impressão, 2001, revisada e ampliada pelo ornitólogo José Fernando Pacheco).

Após minha terceira visita a Penedo, distrito de Itatiaia (RJ), a mais recente realizada na virada do ano que se encerrou, arriscaria dizer que a abundância dessa espécie de beija-flor no verão fluminense também pode ser observada ali, na "pequena Finlândia", como também é conhecido esse tranquilo lugar que se constitui na principal colônia finlandesa do Brasil fora da região sul do país.

Na praça central de Penedo, um deles logo se apresentou para dar as boas vindas. Estava literalmente ao alcance da mão, pousado em um "Cedrinho" (Cupressus lusitanica) ainda enfeitado com lâmpadas natalinas.


Beija-flor-preto pousado em "Cedrinho" (Cupressus lusitanica),
um dos muitos na praça central de Penedo
(clique para ampliar)


Ele permaneceu ali pousado durante um razoável período de tempo, voando apenas para se alimentar e se hidratar em um dos muitos bebedouros das lojas da praça, logo retornando para o galho de origem.

Com esse comportamento deixou bem claro quem era o dono daquele pedaço. Por algumas vezes foi importunado por outro macho da mesma espécie, nunca cedendo e mantendo-se firme na demarcação do território.

Mas foi no excelente restaurante Vernissage que me convenci em definitivo da abundância do beija-flor-preto no verão de Penedo. O restaurante também é galeria de arte, suas janelas são voltadas para o Rio das Pedras e a colocação de bebedouros para as aves costuma atrair um grande número de beija-flores. Não é raro eles chegarem a poucos centímetros de nossas cabeças!

Nas duas primeiras vezes em que estive ali, ambas no período da primavera, cheguei mesmo a me emocionar com a proximidade deles, mas quem dominava a cena era o Beija-flor-de-fronte-violeta (Thalurania glaucopis). Agora no verão apenas um indivíduo apareceu, com sua coloração estonteante, que ficou ainda mais realçada pelo flash da máquina fotográfica.


Beija-flor-de-fronte-violeta (Thalurania glaucopis)
(clique para ampliar)


Só que dessa vez a presença marcante foi mesmo dos beija-flores-pretos, de diferentes tamanhos e disputando sem parar os bebedouros do restaurante. Eventualmente permaneciam empoleirados por algum tempo, o que me permitiu fotografá-los com alguma facilidade (ainda não adquiri a habilidade de registrar beija-flores em voo).

Assim como na foto que inicia o post, consegui mais esse registro do elegante beija-flor, a pouquíssimos metros de um dos bebedouros.


Beija-flor-preto (Florisuga fusca)
(clique para ampliar)


Com esse breve relato, acredito que o leitor, com o mínimo de sorte, saberá exatamente quando e onde encontrar, no estado do Rio, beija-flores-pretos em abundância, livres na natureza e ao alcance da mão, pelo menos enquanto a ação destrutiva do homem não alcançar esse verdadeiro oásis das aves que é a querida "pequena Finlândia".



Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

8 comentários:

  1. Mais uma lúdica matéria, Cristiano. Um pitaco. Ao tempo do Mestre Sick, o Hotel Fazenda São João, em Macaé de Cima, mantinha um bom número de garrafinhas que atraía uma enorme quantidade e variedade de beija-flores. Uma das estrelas era o beija-flor preto. O hotel (com suas garrafinhas) foi desativado em 2008 com a morte dos proprietários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Fernando. É uma pena o fechamento do Hotel Fazenda São João, mas muito válido seu comentário. Fica o registro para algum empreendedor levar a ideia adiante. Grande abraço.

      Excluir
  2. Lindo pássaro! Aliás, faz tempo que não tenho visto beija-flor!Saudades deste pássaro tão gracioso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os beija-flores são mesmo verdadeiras "joias aladas". Obrigado por comentar, mãe. Bj.

      Excluir
  3. Eu só consegui clicar este belo beija-flor em Itatiaia.
    O Hotel do Ypê os alimenta, e agora quando for à Penedo, vou observar se os encontro por lá. São lindos e muito selvagens fora dos bebedouros. Rápidos e desconfiados nas matas.
    Adorei saber, Cristiano, maravilha!!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que a matéria lhe foi útil, Lucia! Fico feliz com sua visita e seus comentários. Também considero esse beija-flor muito arisco, mas se for a Penedo no verão é quase certo encontrá-lo. Depois dê notícias de como foi. Abraço.

      Excluir
  4. Amigo meu nosso trabalho estou pintando a naturexa seja animal silvestre e vegetal diversos - acredito falta 2018 uma exposición aqui Lima - antes venga alojamento a ti mi casa de puerta abierta - turismo Lima. aqui bastante Pica flor aun ya en extinción - el pantano está abandonado - Eu a 12 años llamo atención para la municipaklidad plantar arbusto árvores mejorar el Patano un oasis en el deserto -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. El cultivo de arbustos siempre es una buena medida para la contención de dióxido de carbono en las ciudades. Agradezco su invitación. Perú es sin duda uno de los lugares más bellos de la naturaleza para visitar en América Latina . Gracias.

      Excluir