Príncipe de volta ao Jardim Botânico!


Príncipe (Pyrocephalus rubinus)

O Príncipe (Pyrocephalus rubinus) é ave migratória. Com a chegada do inverno nas regiões Sul e Sudeste do país, a espécie sobe em direção à Amazônia, retornando na primavera e verão.

Segundo o Guia de Campo das aves do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, idealizado por Lena Trindade e Plínio Loures Senna, e com verbetes do ornitólogo Henrique Rajão, que é também quem conduz o passeio mensal de observação de aves no Jardim Botânico, essa linda ave ocorre ali apenas ocasionalmente, principalmente no arboreto, pousado em árvores isoladas ou arbustos.

Isso talvez se deva por ser a nossa estrela uma ave acostumada a viver em campos e cerrados, daí certa dificuldade em observá-la nos grandes centros urbanos.

Por esses motivos, toda vez que se tem notícia do seu aparecimento no Jardim Botânico, é uma correria só para observar o bicho, que, além de muito bonito, é bem generoso em deixar-se fotografar, já que cumpre à risca o hábito de "pousar em galhos expostos".

Lembro que a última notícia que tive de seu aparecimento no Jardim Botânico foi no final do ano de 2013. Quem fez o seu registro, à época, foi o amigo José Eduardo Cruz, que gentilmente cedeu a imagem para divulgação neste blog. O registro foi feito dia 22 de novembro de 2013, às 7h55.


Príncipe (Pyrocephalus rubinus)
(foto: José Eduardo Cruz)

Naquele ano não tive a oportunidade de ir ao Jardim Botânico, no lugar onde ele costuma dar as caras por lá, o "jardim de plantas bíblicas", nome bem apropriado, aliás, para sua ocorrência, porque o seu avistamento é algo bem próximo da ideia que concebo sobre o paraíso.

Desde então, passados quase dois anos de seu último aparecimento no Jardim, e contando com a generosidade do fotógrafo Sergio Costa, que primeiro noticiou o retorno do Príncipe ao Jardim, e com o auxílio providencial da fotógrafa e amiga Paula Maria Medeiros, consegui, finalmente, no dia de ontem (19 de setembro, às 11h45) meu primeiro avistamento e registro fotográfico!

Pois é amigos, no último post falava sobre o conjunto de sentimentos que costuma acompanhar um "lifer", e agora escrevo sob a forte emoção do primeiro encontro, nem tanto pela beleza da ave, que é indiscutível, mas pela raridade de sua ocorrência no Jardim Botânico (basta vislumbrar que, ao terminar de escrever esse artigo, é possível que o Príncipe já tenha deixado o Jardim).

O Príncipe estava ali, tipicamente pousado sob o sol em um galho exposto, o que me permitiu realizar "fotos até cansar", como bem disseram Sérgio e o fotógrafo Flávio Pereira.

Além da foto que inicia esse post, gostaria de encerrar com o registro a seguir, agora com a ave em um galho mais baixo ("na altura dos olhos", conforme dica da Paula), com um belo verde ao fundo, no tom da esperança de que o Príncipe retorne mais uma vez ao Jardim, como tem feito, para brindar com sua presença as gerações de observadores de aves que ainda estão por vir.

Aos queridos Sergio Costa e Paula Maria Medeiros, meu profundo agradecimento, mais uma vez, por proporcionarem esse momento único em minha vida.

Príncipe (Pyrocephalus rubinus)
(clique para ampliar)



Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

21 comentários:

  1. Respostas
    1. Legal que gostou João Sérgio! É sempre uma honra sua visita aqui no blog. Obrigado por comentar.

      Excluir
  2. Também gostei do post !... O Jardim ontem se superou. O Sérgio Costa, gentilmente, me indicou o local onde fotografou o príncipe e, assim, pude encontrá-lo. E o Fernando Fernandez ministrou uma de suas excelentes palestras sobre fauna e conservação. Aliás, ele se ofereceu para repetir esta sua nova palestra, em uma próxima reunião do COA-RJ. Alô, Alessandro e Claudinha, dá para agendar ?! Abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Plínio, ontem foi um dia mesmo especial. Uma pena que não pude ir à palestra do Fernando Fernandez. Uma boa ideia repeti-la no COA-RJ. Grande abraço!

      Excluir
  3. Adorei a sua publicação, sobre o príncipe, é muito especial para mim e para todos que estão prestigiando essa beleza do Jardim Botânico. Parabéns Cris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse aparecimento do Príncipe foi realmente especial. Obrigado por comentar Karolina. Grande abraço!

      Excluir
  4. Imagino sua emoção diante deste pássaro espetacular! Parabéns pelas lindas fotos que tem exibido em seu blog! Um colírio para meus olhos!

    ResponderExcluir
  5. Acho que nosso, príncipe, se foi. É uma pena, mais pelo menos, um belo registro da natureza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz parte Karolina. Por isso é tão raro. Que retorne o ano que vem!

      Excluir
  6. Parabéns, fotos maravilhosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marco! É você mesmo quem estou pensando, meu amigo? Bom saber que me achou por aqui. Obrigado pela generosidade de suas palavras. Grande abraço!

      Excluir
  7. Que lindo esse blog presta muitas informações, que na verdade eu não tinha conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elisa, seja muito bem-vinda ao Aves & Árvores. O propósito do blog é esse mesmo, semear a consciência ambiental. Nessa nova vida corrida às vezes sem perceber nos afastamos da natureza e deixamos de contemplar todas as belezas naturais que ela pode nos oferecer, não é mesmo? Que bom que gostou do blog. Volte sempre!

      Excluir
  8. Adorei seu relato e realmente fotografar uma ave tão dificil é uma experiencia incrível!!! Só de pensar que estive do lado do Jardim Botanico ontem (20/03) e nao entrei, doeu o coração <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Diana! Fico feliz. Estar no Jardim Botânico é sempre um momento sublime. Um forte abraço!

      Excluir
    2. Olá Cristiano, que lindo, eu gostaria de falar com o Sérgio Costa, como faço?

      Excluir