Passarinhada de Inverno no Jardim Botânico do Rio de Janeiro (2015)


Tiriba-de-testa-vermelha (Purrhura frontalis)
consumindo os frutos de uma Alchornea sp.

O encontro de observadores de aves no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, ocorrido no último dia 25 de julho, foi marcado por surpresas agradáveis, a começar pela manhã, que começou chuvosa, mas que logo se transformou em um dia de céu claro e limpo.

O ornitólogo Henrique Rajão, que conduz o passeio de observação de aves no Jardim Botânico há mais de uma década foi taxativo ao telefone: "Cristiano, estou indo para o Jardim, é melhor do que ficar em casa; nesses anos todos somente em uma ocasião a manhã permaneceu chuvosa, na maioria das vezes o sol sempre apareceu!".

Confiante nas palavras do mestre lá fui eu para o Jardim Botânico, usando uma calça jeans, a camisa do blog e portando uma mochila na qual levava o binóculo e a máquina fotográfica (sim, esqueci de levar o guarda-chuva!).

Chegando lá verifiquei que alguns amigos também estavam com seus equipamentos de observação e fotografia, o que me fez pensar que os apaixonados pelas aves são antes de tudo pessoas otimistas. 

Mas no início do passeio a natureza não deu trégua: ventava bastante e a chuva começou a apertar. A saída foi procurar refúgio debaixo das árvores e o grupo partiu logo para o "Caminho da Mata Atlântica", localizado na parte mais alta do Jardim.

A escolha não poderia ter sido mais acertada: após alguns minutos, enquanto observávamos uma fêmea de Rendeira adensando o ninho recém construído, e uma preguiça-de-três-dedos (Bradypus variegatus) que escalava um tronco de árvore em um impressionante mimetismo, o tempo começou a abrir, confirmando a "profecia" de Henrique. Nesse momento, um macho especialmente colorido de Arapaçu-verde começou a cortejar a fêmea da espécie e protagonizou um momento bem especial para a observação.

Naquele dia tive de me despedir mais cedo dos amigos, mas em um lance de bastante sorte, já de saída do Jardim, no local conhecido como "restinga" pude observar com bastante facilidade Tiribas-de-testa-vermelha fartando-se dos frutos possivelmente de uma Alchornea sp. (a tiriba e o fruto podem ser vistos na foto que inicia a postagem). Na mesma região, consegui ainda meu melhor registro de um Teque-teque, o que me deixou muito feliz.

As imagens do Arapaçu-verde e do teque-teque fotografados, além de uma Cambacica registrada junto a uma flor de Mulungu (Erythrina mulungu) serão disponibilizadas ao longo da semana no Instagram do Aves & Árvores e na Fan Page do blog no Facebook. Acompanhe!



Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

Nenhum comentário:

Postar um comentário