Viagem pelo Brasil: Spix e Martius no Jardim Botânico do Rio


Lagoa das Aves, no rio São Francisco, atribuída a Martius
(reprodução integrante da exposição "Natureza, ciência e arte
na Viagem pelo Brasil de Spix e Martius - 1817-1820" - Jardim Botânico do Rio de Janeiro)


2 MIN, DE LEITURA

Por meio da exposição "Natureza, ciência e arte na Viagem pelo Brasil de Spix e Martius - 1817-1820", de curadoria do ilustrador botânico Paulo Ormindo, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro celebra os 200 anos da expedição dos naturalistas bávaros Spix e Martius pelo Brasil do início do século XIX.

Johann Baptist von Spix, zoólogo, e Carl Friedrich Philipp von Martius, botânico, partiram em missão científica para a América do Sul que acompanharia a arquiduquesa Leopoldina da Áustria em sua viagem para o Brasil, por seu casamento com o então príncipe regente Pedro de Alcântara, futuro Imperador do Brasil, Dom Pedro I.

Da expedição que durou três anos e percorreu várias províncias, do Rio de Janeiro à Amazônia, resultaram materiais e obras importantes para os estudos futuros sobre o Brasil, sendo a mais popular os três volumes de Reise in Brazilien (Viagem pelo Brasil), uma narrativa com textos e imagens sobre a fauna e a flora brasileiras, além de registros etnológicos dos povos indígenas.

A mostra é composta por exemplares originais dos principais títulos publicados por Spix e Martius, todos livros raros pertencentes ao acerco da Biblioteca Barbosa Rodrigues, do Jardim Botânico. Também conta com ilustrações originais e reproduções de trabalhos dos próprios naturalistas e de artistas que com eles colaboraram.

A exposição estará aberta ao público entre os dias 21 de outubro de 2017 a 20 de janeiro de 2018, no Museu do Meio Ambiente, localizado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, nos seguintes horários: segunda, das 12h às 17h; terça a domingo, das 9h às 17h. Entrada franca.

*Em 2021 foi lançada a Exposição virtual Spix e Martius, uma viagem pelo Brasil, 1817 - 1820 que pode ser acessada aqui.


Mensagem de Fim de Ano

O site Aves & Árvores fará uma pausa de fim de ano. Retornaremos em breve com uma entrevista especial em comemoração ao terceiro ano de criação do site, a ser completado no mês de janeiro de 2018. Desejamos a todos boas festas e um ano novo de muita paz, saúde e prosperidade!



Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

Nenhum comentário:

Postar um comentário