Ninho de Suiriri | Nova Temporada


Ovos de Suiriri (Tyrannus melancholicus) no ninho

Quem acompanha o blog há algum tempo deve lembrar da emoção com que relatei o cuidado de um casal de Suiriris com seus filhotes recém-saídos do ninho, em pleno centro urbano do Rio de Janeiro (o relato a que me refiro pode ser acessado aqui).

Naquela ocasião, descobri o ninho quando os ovos já haviam eclodido. Agora, cerca de praticamente um ano depois, com uma precisão impressionante, possivelmente o mesmo casal retornou ao local para nidificar, na mesmíssima folha de palmeira, que - para minha apreensão - começa a dar sinais de estar murchando.

Considero um privilégio poder acompanhar mais uma vez, da janela de meu trabalho, a reprodução dessa espécie tão comum no Brasil. Por outro lado, sinto-me um pouco frustrado, pois em razão de alguma negligência minha não consegui acompanhar a postura dos ovos (no dia em que descobri o ninho - 27 de outubro - os três ovos já estavam postos).

Dessa vez não pretendo fotografar o desenrolar dos acontecimentos como fiz na outra ocasião, mas prometo retornar ao assunto se algo de extraordinário ou inesperado acontecer, ou, quem sabe, no ano que vem, em mais uma temporada de nidificação. Tomara!



Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

4 comentários:

  1. Lembro do seu relato na época. É impressionante o cuidado que ela tem com seus filhotes, instinto maternal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isaura. É realmente muito impressionante o cuidado e o trabalho no cuidado dos filhotes. Aproveito para dizer que os ovos já eclodiram e agora há três vidas pulsando nos ninhos. Vamos torcer para que tudo corra bem. Obrigado por seu comentário. Bj.

      Excluir
  2. Nossa filho, que beleza! Toda a emoção se renova! Fotografe os filhotinhos, por gentileza. Seria um lindo presente de Natal para todos nós! Vamos torcer para que todos sobrevivam e fiquem bem! Bj grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi mãe, creio que seja difícil pegar um flagrante como o registro do ano passado, mas posso tentar. Bj.

      Excluir