E o Óscar vai para...o Jambo-vermelho!


Flor de Jambo-vermelho (Syzygium malaccense)

No último domingo (28 de fevereiro), enquanto as atenções estavam voltadas para as celebridades de Hollywood, a aleia Guilhermina Guinle, no Jardim Botânico do Rio, que fica próxima ao Orquidário, oferecia um espetáculo digno de várias estatuetas da Academia.

Antecipando-se à chegada do outono, exemplares jovens de Jambos-vermelhos (Syzygium malaccense) iniciaram sua floração, tingindo o solo de belos "tapetes" em tons purpúreos.

Segundo o “Guia de Árvores notáveis – 200 anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro”, o jambeiro é árvore nativa da Malásia que se adaptou muito bem no Brasil, embora não suporte os locais mais frios. Tem vida longa e porte mediano, podendo atingir até 20m de altura.

Normalmente, floresce nos meses de abril a junho e frutifica nos meses de junho a outubro, mas não foi o que aconteceu dessa vez, talvez por conta do fenômeno El niño que, sabidamente, interfere no clima da América do Sul, embora ainda não haja consenso sobre seu papel no aquecimento global.

As flores são descritas como de cor vermelha (daí o nome popular Jambo-vermelho), mas a verdade é que onde alguns enxergam o vermelho só consigo ver o rosa. Elas se destacam pelos longos e numerosos estames (folhas modificadas onde se formam os gametas masculinos da flor), que são os responsáveis por conferir o aspecto de "tapete", quando reunidos no chão.

"Tapetes" de flores de Jambo-vermelho (Syzygium malaccense)
(clique para ampliar)

Retornando ao Óscar, como é do conhecimento de todos, o ator Leonardo DiCaprio ganhou sua primeira estatueta (finalmente!). Em seu discurso falou sobre a ameaça das mudanças climáticas e declarou que não encarava as noites de premiação como algo garantido a se repetir no futuro.

Por essa razão, dedico o post de hoje em sua homenagem, aproveitando para convidar o leitor ao desfrute dessa "celebridade" do mundo natural que é o Jambo-vermelho, enquanto isso ainda é possível.



Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

4 comentários:

  1. Espetacular foto! O pé de jambo é de uma beleza estonteante! Obrigada filho por nos presentear com esta maravilha da natureza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado mãe, por seu comentário. E feliz Dia Internacional da Mulher! A você e a todas as mulheres, que tornam o mundo mais sensível às belezas da vida.

      Excluir
  2. Boa noite Cristiano,comprei um sitio e estava na duvida de trocar o local que esta plantado esta belissima arvore,depois que vi sua materia decidi que ela vai ficar linda lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo(a). Você não pode imaginar como essa notícia me deixa feliz. É exatamente o propósito desse site, cultivar a conscientização ambiental em todos os cantos de nosso planeta, até onde possa um coração escutar esse chamado. Parabéns pela decisão de manter viva essa bela árvore em sua propriedade. Que sua atitude sirva de exemplo aos que estão em seu entorno. Grande abraço!

      Excluir