Passarinhada de Outono no Jardim Botânico do Rio de Janeiro (2016)


Tico-tico (Zonotrichia capensis)

Como é bom poder acordar bem cedo e percorrer as ruas da cidade ao encontro de pessoas que, assim como você, deram uma pausa em seus compromissos para desfrutar o que a natureza tem de melhor, numa atmosfera de plena harmonia e celebração da vida!

Foi nesse clima de confraternização que ocorreu, no último sábado (2 de abril), mais uma passarinhada no Jardim Botânico do Rio, nesse início de outono atípico para os cariocas, com temperaturas elevadas e bastante calor.

Fiquei muito feliz ao encontrar novos rostos no passeio, alguns já conhecidos das redes sociais, mas que eu ainda não havia tido a ocasião de conhecer pessoalmente, outros que foram observar e fotografar aves pela primeira vez, e se encantaram, como era de se esperar.

Aos amigos que acompanham o blog há algum tempo, peço desculpas pela carência de fotografias de aves nesse post, mas como nos últimos textos me dediquei ao registro da floração das árvores, hoje pude constatar que a fotografia de aves exige, sim, prática constante, já que quase sempre é preciso ser "rápido no gatilho".

Além do Tico-tico (Zonotrichia capensis) retratado no início do post, consegui o registro desse Sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris), que pareceu bastante cansado após um confronto com outro macho da espécie, e por isso permaneceu um bom tempo parado, com a boca aberta.

Sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris)
(clique para ampliar)

Na região do Jardim conhecida como "restinga", registrei uma Lavadeira-mascarada (Fluvicola nengeta) "adensando" com seu corpo o ninho em construção, que é formado por gravetos em vegetação próxima à água, algo bem característico da espécie e que tem a vantagem evolutiva de dificultar a predação.

Lavadeira-mascarada (Fluvicola nengeta) "adensando" ninho em construção
(clique para ampliar)

Também registrei um simpático filhote de Saracura-do-mato (Aramides saracura), bem próximo ao Lago Frei Leandro, o que chamou bastante a atenção de adultos e crianças, que estavam em bom número no passeio.

Filhote de Saracura-do-mato (Aramides saracura)
(clique para ampliar)

Muitas outras espécies foram avistadas, algumas relativamente difíceis de ver no Jardim, seja por sua raridade no local, como o Baiano (Sporophila nigricollis), seja pelo grande talento da ave para a camuflagem, como é o caso da Alma-de-gato (Piaya cayana). Nesse caso, pouparei os leitores dos registros, que definitivamente não ficaram bons.

Como sempre, foi um grande prazer passar bons momentos junto de pessoas que partilham desse saudável e fascinante passatempo que é a observação e fotografia de aves.

Aos amigos de passarinhada, agradeço por tornarem fins de semana como esse algo realmente especial. Aos amigos "virtuais" que acompanham o blog e ainda não foram ao Jardim, deixo também meu fraternal abraço, e um convite, para que qualquer hora apareçam por lá, pois certamente sairão renovados e prontos para mais uma semana de compromissos.



Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

4 comentários:

  1. Filho, vc fotografou a minha paixão! Sabiá Laranjeiras! não só pela sua imponente presença, como também pelo seu canto marcante belíssimo! Eu cresci ouvindo seu canto diário! Que saudade daquela época!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouvir o sabiá-laranjeira é mesmo um privilégio, mãe. Obrigado por sempre comentar as postagens do blog. Um grande beijo.

      Excluir
  2. Por aqui consigo aliviar as saudades de meu belo e adorável Jardim ! Obrigada, Cris!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada, Lu. De fato, não é fácil ficar longe do nosso querido Jardim por muito tempo, não é? Abraço.

      Excluir