Catlleya labiata x Blc Oconee

 

Catlleya labiata x Blc Oconee

 1 MINUTO DE LEITURA

Há pouco mais de três anos desejava adquirir um exemplar da orquídea brasileira Cattleya labiata, primeira espécie de orquídea oficialmente descrita e classificada da história, segundo nos informa o biólogo Sergio Oyama Junior, em seu excelente site Orquídeas no Apê.

À época tive dificuldade de encontrar essa bela e perfumada espécie em sua forma pura, então me contentei com um híbrido dela com uma Blc, sigla que indica o cruzamento entre os gêneros Brassavola, Laelia e Cattleya.

Durante esse tempo a planta apresentou bom desenvolvimento, mas não florescia, até que encontrei um espaço na área de serviço para colocá-la junto à janela com boa claridade ao longo de todo o dia, sem luz solar direta.

Nesse verão fui presenteado com a abertura de um botão floral de inegável beleza e aroma indescritível, o que apenas reforçou minha intenção de obter a forma pura da Cattleya labiata, e de incentivar as pessoas ao cultivo de orquídeas, principalmente nesse período de menor contato social ocasionado pela pandemia do coronavírus.

*Publicado em 16/01/2021



Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

7 comentários:

  1. Oi, Cristiano, que maravilha! Fico até emocionado com a menção, muito obrigado pelo carinho e consideração. Eu achei esta orquídea linda, parabéns pela foto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu trabalho à frente do Orquídeas no Apê é inspirador, Sergio! Por isso não poderia deixar de mencionar esse site que é uma excelente e confiável fonte de informação para os orquidófilos e amantes da natureza em geral. Fico feliz que tenha gostado da foto, certamente inspirada em seu trabalho artístico, tão competente quanto sua carreira de biólogo. Um grande abraço e muita proteção, agora e sempre!

      Excluir
  2. Que legal, Cristiano ! Adorei a sua nota sobre esta floração. Parabéns!... Plínio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Plínio! Tem sido um grato prazer acompanhar essa floração. Muito obrigado.

      Excluir
  3. Sou admiradora da natureza e claro, em particular das flores, especialmente as orquídeas e as tulipas. Estas, pela simplicidade elegante de suas pétalas e as orquídeas, em particular a Cattleya labiata pela exuberância em sua forma e cores. Aguardar o surgimento de um botão e assistir o desabrochar de sua flor em nosso ap, é um momento de imensa felicidade. Parabéns!! Linda foto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato é uma grande satisfação poder acompanhar esse florescimento, mãe. Me sinto feliz e agradecido por ter herdado de você essa admiração pelas plantes. Você sempre estará presente em cada desabrochar aqui em casa.

      Excluir
  4. Obrigada filho! Mesmo a distância quero continuar a admirar estas florações e ter estes momentos de imensa felicidade. ❤️

    ResponderExcluir