Beija-flor-tesoura na Lagoa


Beija-flor-tesoura (Eupetomena macroura)
1 MIN, DE LEITURA

Os Malvaviscos (Malvaviscus arboreus) localizados no gradil que cerca o Heliponto da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, costumam proporcionar bons momentos para a observação das aves. Foi ali que certa vez registrei uma arisca Cambacica (Coereba flaveola) em meio a esses belos arbustos originários do México e de parte da América do Sul.

Dividindo a atenção dos pedestres com os helicópteros, outras aves também podem ser notadas no local, como o Beija-flor-tesoura (Eupetomena macroura), cuja foto ilustra o post de hoje, e que apareceu em minha última caminhada no entorno da Lagoa.

A exemplo da Cambacica, esse beija-flor muito comum em áreas urbanizadas é realmente bem adaptado à cidade. Na ocasião, momentos antes da partida de um helicóptero, e apesar do intenso barulho das hélices, ele parecia pouco se importar com a presença da aeronave.

Para quem gosta de fotografia, esse beija-flor costuma ser relativamente fácil de fotografar, devido ao hábito de ficar tempo considerável empoleirado, enquanto descansa até o próximo bater de asas tão característico dessas aves.

Após o registro sugeri aos funcionários do Heliponto a manutenção dos arbustos, argumentando que outros amantes da natureza certamente tirariam proveito da floração para apreciar e fotografar. Assim espero.



Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

Nenhum comentário:

Postar um comentário