Manoel de Barros, o poeta dos passarinhos


Ninho de João-de-barro (Furnarius rufus)
(Lagoa Rodrigo de Freitas - RJ)

No campo da literatura, dos autores que já li nunca vi nada que se assemelhe à poesia de Manoel de Barros (1916-2014). Sei que chamá-lo "poeta dos passarinhos" é um reducionismo inadequado de minha parte, já que vários de seus poemas tratam da natureza de forma abrangente. Mas o fato é que não resisti a puxar a brasa para a observação de aves, um de meus passatempos preferidos.

A simples leitura dos títulos revela a riqueza de seu legado literário: "Compêndio para uso dos pássaros" [1960], "Gramática expositiva do chão" [1966], "Arranjos para assobio" [1980], "Concerto a céu aberto para solos de aves" [1991], "Tratado geral das grandezas do ínfimo" [2001], dentre tantos outros, traduzem a paixão inconteste do poeta pelo meio ambiente.

Nascido e criado no bioma do Pantanal, Manoel de Barros fala sobre pássaros, sapos, pedras e assim por diante, fazendo uso especialmente da sinestesia e da prosopopeia. Seus versos são carregados de consciência ambiental e a maneira como trata sua relação com a natureza tem o potencial de inspirar e emocionar.

No uso de sua licença poética, chega a desafiar a ciência, dizendo que ela pode classificar e nomear os órgãos de um sabiá, mas não pode medir seus encantos. Com isso, nos transmite o encantamento que é possível extrair das coisas da natureza, sem que se possa muitas vezes traduzi-lo em uma linguagem lógica, racional.

Sua poesia, para ser bem compreendida, precisa ser internalizada em doses homeopáticas. É isso que tenho feito nos últimos meses. Os trechos que mais aprecio tenho destacado no Twitter do Aves & Árvores.

Quando saio para observar as aves, além do guia de campo, costumo levar comigo alguns poemas de Manoel de Barros para ler imerso na natureza.

Deixo o convite ao leitor para que faça o mesmo, na certeza de que estará na companhia de alguém que, a julgar por sua produção literária, muito amou e respeitou o meio ambiente, legando-nos ainda a lição de que ecologia profunda e espiritualidade são duas faces da mesma moeda.



Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

4 comentários:

  1. Linda foto! Lindas palavras usadas para definir este poeta tão especialmente simples e sensível, que tanto nos encantou! Parabéns filho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, mãe. O mérito é todo do poeta Manoel de Barros, que nos deixou esse belo legado.

      Excluir
  2. Amei seu artigo.
    Vou procurar os poemas de Manoel de Barros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mayra. Agradeço sua visita e fico feliz que tenha gostado do artigo. Manoel de Barros foi realmente um grande poeta brasileiro. Certamente você terá muitos momentos de alegria ao ler seus poemas. Um abraço!

      Excluir