Floração da "Pata-de-Vaca" (outono de 2016)


Flor de "Pata-de-vaca" (Bauhinia blakeana)

Oi amigos, tudo bem? No feriado de Corpus Christi estive na Lagoa Rodrigo de Freitas e pude observar a floração das árvores conhecidas como "Patas-de-vaca" (Bauhinia sp.), muito comuns na arborização urbana aqui do Rio de Janeiro, e que levam esse nome em referência ao formato de suas folhas.

Quem acompanha as publicações aqui do blog há certo tempo, deve lembrar que no outono passado fiz uma matéria trazendo detalhes interessantes dessas belíssimas árvores, que contam com mais de 300 espécies, podendo ser encontradas, só no Brasil, mais de 200 delas.

No post de hoje, trago uma foto em close up, não da folhagem, mas de uma flor da espécie Bauhinia blakeana, que, a exemplo de outras espécies do gênero Bauhinia, costuma atrair beija-flores, mas também zangões e pequenos insetos. Apesar da floração já ter se iniciado há algumas semanas, o registro ainda é válido, pois costuma durar alguns meses, chegando mesmo a adentrar o inverno.

A pista de corrida e a ciclovia que circundam a Lagoa Rodrigo de Freitas são muito utilizadas para a prática de atividades físicas ao ar livre, o que é bastante saudável. Que tal aliar sua próxima atividade a uma pausa para contemplar a floração dessa magnífica árvore? Aproveite para tirar uma foto e publicar nas redes sociais com a hashtag #avesarvores. Assim você guarda uma recordação para comparar com a floração do ano que vem e ainda ajuda a semear a consciência ambiental.



Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

2 comentários:

  1. Vou tentar seguir seu conselho! Dar uma volta pela lagoa e tentar fotografar esta belíssima flor para compará-la na próxima floração. Bjs filho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fará muito bem, mãe. É preciso apenas esperar uns dias de sol, que estão minguados esse ano. Um beijo.

      Excluir