Papa Francisco e sua encíclica sobre o meio ambiente


"Pomba da Paz" (Columba livia)

A humanidade vive hoje uma crise ética e ambiental sem precedentes na história, apesar dos inegáveis avanços científicos e tecnológicos conquistados com o uso da mente racional.

Embora nos orgulhemos do aparente domínio sobre a natureza, ainda não desenvolvemos suficientemente a capacidade da mútua compreensão, e os acordos políticos necessários ao controle das guerras e das mudanças climáticas, apenas para citar dois exemplos, parecem longe de um desfecho exitoso.

Devemos isso, em parte, à perda de uma identificação emocional com a natureza, como já diagnosticava o psiquiatra suíço Carl G. Jung em sua magnífica obra O homem e seus símbolos, publicada em 1964.

Segundo Jung, o homem sente-se isolado no cosmos porque, já não estando envolvido com a natureza, perdeu a sua identificação emocional inconsciente com os fenômenos naturais, de modo que o trovão já não seria mais a voz de um deus irado, nem o raio o seu projétil vingador, e nenhum rio abrigaria mais um espírito. Findo, assim, o contato com a natureza, foi-se também a profunda energia emocional que esta conexão simbólica alimentava.

Coube ao Papa Francisco a louvável tentativa de resgatar essa importante conexão simbólica, com o lançamento de sua Carta Encíclica 'Laudato Si', a primeira do Vaticano a abordar a temática ambiental, nos seus mais variados aspectos.

A expressão 'Laudato Si' (Louvado Sejas. em latim) é referência direta a um cântico de Francisco de Assis, santo patrono da ecologia que emprestou o nome ao Papa, e que, segundo este, sempre que olhava o sol, a lua ou os minúsculos animais (cantava), envolvendo no seu louvor todas as outras criaturas, chegando mesmo a pregar às flores, como se gozassem do dom da razão.

Não pretendo aqui abordar as inúmeras sutilezas da Encíclica Papal, mas apenas ressaltar, nas palavras do Papa Francisco, que esta convicção (de São Francisco de Assis) não pode ser desvalorizada como romantismo irracional, pois influi nas opções que determinam o nosso comportamento. E  também salientar, com o Papa, que se nos sentirmos intimamente unidos a tudo o que existe, então brotarão de modo espontâneo a sobriedade e a solicitude.

A Encíclica Papal é extensa, conta com 192 páginas, enfrenta corajosamente a questão do consumo inconsequente e do uso desenfreado dos recursos naturais, propondo uma ecologia integral que contemple a preservação ambiental e o cuidado com o ser humano. Não é o único documento autorizado a tratar desses temas, mas por unir dados científicos a uma abordagem espiritual da vida tem o potencial de despertar muitas pessoas para a necessária revisão de valores da atual sociedade globalizada.

Como diria Carl G. Jung, o papel dos símbolos religiosos é dar significação à vida do homem, é a consciência de que a vida tem uma significação mais ampla que eleva o homem além do simples mecanismo de ganhar e gastar.

Caso o leitor não tenha tempo ou não se sinta motivado a aprofundar-se na Encíclica Papal, mas tenha gostado desse texto, pode divulgá-lo junto a parentes e pessoas mais próximas. Quem sabe assim, de grão em grão, o alcance da encíclica papal seja ampliado, e possa contribuir, efetivamente, para a construção de um planeta mais sustentável e mais pacífico, tarefa de cada um de nós.



Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

Nenhum comentário:

Postar um comentário