Uma reflexão sobre os Saguis


Sagui ou Mico-estrela (Callithrix sp.
em Jacarandá (Jacaranda sp.)

Embora muitos simpáticos e carismáticos, os Saguis (ou Micos-estrela) - como são conhecidos esses pequenos primatas de garras e dentes afiados do gênero Callithrix - não costumam gozar de boa fama entre os observadores de aves, especialmente nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, onde são considerados invasores e responsáveis por severa predação das aves e seus ovos.

Os Saguis-de-tufos-brancos (Callithrix jacchus) são originários da região Nordeste do país e os Saguis-de-tufos-pretos (Callithrix penicillata) do cerrado brasileiro, mas nas outras regiões já pode ser observada uma espécie híbrida, como é o caso desse indivíduo da foto, que registrei há poucos meses na Lagoa Rodrigo de Freitas, bairro da zona sul da cidade do Rio de Janeiro.

A disseminação dessas espécies por outras regiões do país é fruto da ignorância e cobiça do homem, que por meio do tráfico ilegal de filhotes retirados de seu habitat natural causa grande sofrimento a esses animais silvestres, com consequências imensuráveis ao equilíbrio ecológico dos ecossistemas.

Tratam-se de espécies silvestres (e não domésticas) que podem se tornar agressivas na fase adulta e que incrementam o risco da transmissão de doenças ao homem e a outros animais. 

Por esses motivos, e pela ameaça à conservação do Mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia), espécie exclusiva da Mata Atlântica brasileira em perigo de extinção, os biólogos são unânimes em ressaltar a importância de não alimentar esses animais, para evitar o aumento exagerado de sua população.

Apesar de todos esses aspectos negativos, os Saguis não são responsáveis por sua introdução em ambientes distintos de seu habitat natural, e por isso nos choca toda vez que é noticiado o envenenamento desses animais. 

A informação mais recente sobre essa ocorrência foi veiculada pelo Jornal Extra, no último dia 10 de agosto, e embora não tenha sido feita necrópsia para a confirmação do envenenamento (conforme o alerta da equipe do Projeto de Conservação da Fauna do JBRJ), uma busca na internet com os termos "envenenamento" e "micos" mostra que, infelizmente, essa pode ser uma prática não tão rara assim.

Penso que todos os seres vivos devem ter o direito de lutar por sua sobrevivência em liberdade e que qualquer atitude deliberada que afronte a vida desses animais configura ato de inaceitável violência, além de revelar uma profunda falta de percepção da unidade da vida a despeito de toda sua diversidade.


Pilula Ecológica

O Projeto Mucky é uma ONG que socorre várias espécies de primatas brasileiros, visando sua reintegração à natureza, além de dedicar-se ao combate ao comércio de animais silvestres, por meio da educação ambiental.

Tomei conhecimento do Projeto ao assistir a um documentário em que foi explicado quanto sofrimento é causado aos filhotes dos Saguis (e a seus pais) após suas retiradas forçadas do círculo familiar, uma vez que o contato físico e a interação social são de fundamental importância para o desenvolvimento saudável desses pequenos primatas. A visita ao site da ONG é uma boa oportunidade para a sensibilização a essa causa. Para isso, basta seguir o link: http://www.projetomucky.org.br/



Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

4 comentários:

  1. O caso dos micos introduzidos no sudeste brasileiro representam um genuíno dilema ambiental. Parabéns por apresentá-lo com equilíbrio.

    ResponderExcluir
  2. Lametável o que a cobiça de certos humanos insensíveis é capaz de fazer! Além de desmatar e desequilibrar o habitat destes pequeninos animais, deixam a própria sorte as famílias que tentam sobreviver a ambientes hostis, provocando e aumentando de forma cruel o desiquilíbrio deste novo lar, não tão propício a seu desenvolvimento! Muita tristeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ignorância humana é mesmo muitas vezes fonte de fatos tristes, mãe. Obrigado por se preocupar. Que possamos todos cada vez mais aumentar nosso conhecimento sobre esses processos ecológicos. Um bj.

      Excluir