ÁRVORES

O simbolismo das árvores

A contemplação de uma árvore e de todo o seu ciclo de crescimento, floração e frutificação, a partir de uma singela semente, transmite valores profundos, como o equilíbrio, a solidez, a longevidade, a proteção e a renovação.

Identificamo-nos com as árvores: nossos pés em contato com o chão, em correspondência com suas raízes; nossos braços e dedos lembram seus ramos e a ela devemos a água e o ar puro.

O que distingue as árvores

O que caracteriza especialmente as árvores e as distingue em relação aos arbustos, além do maior porte, é a presença de tronco lenhoso cujos ramos se manifestam apenas a certa altura do solo. Uma árvore geralmente é considerada de grande porte quando atinge, em sua maturidade, a altura mínima de quatro metros.

As palmeiras constituem um caso à parte, na medida em que não se verifica crescimento no diâmetro de seu caule, o qual, também, não se mostra ramificado.

A importância ecológica das árvores

As árvores desempenham um importante papel na produção de oxigênio, especialmente no caso de florestas jovens, quando ainda não há um equilíbrio entre o oxigênio e o gás carbônico. Promovem, também, a purificação do ar, já que os poluentes são transportados pelas partículas de água.

No Brasil, o clico das chuvas em diversas regiões do país depende da manutenção da floresta Amazônica, cuja evapotranspiração das folhas forma os fenômenos conhecidos como "rios flutuantes".

As árvores são ainda importantes para a prevenção de erosões, pois suas raízes absorvem a água das chuvas. De outro lado, oferecem a madeira para a obtenção de lenha, construção de abrigos, confecção de papel, e muitos de seus frutos são consumidos por diversas aves, dentre inúmeros outros usos.

Ipê-amarelo

É o pau-brasil a Árvore Nacional e que dá o nome ao nosso país, mas não posso esconder minha grande admiração pelo Ipê-amarelo (Tabebuia sp.).

'Ipê' é palavra de origem tupi que significa "árvore cascuda", uma referência ao seu uso pelos indígenas para a confecção de arcos; mas o que chama mesmo a atenção são suas flores, de um amarelo dourado vivo e intenso, que aparece quando a árvore já se encontra desfolhada, anunciando a Primavera nas florestas tropicais.

Sua beleza é fugaz, sua floração dura em média alguns poucos dias, o suficiente para encantar aquele que tem olhos para ver e sentir a beleza do mundo.

O saudoso escritor e poeta brasileiro Rubem Alves também era um grande admirador dos ipês-amarelos, e assim os eternizou:


"O mundo é muito bonito!
Gostaria de ficar por aqui...
Escrever é meu jeito de ficar por aqui.
Cada texto é uma semente.
Depois que eu for, elas ficarão. 
Quem sabe se transformarão em árvores!
Torço para que sejam ipês-amarelos..."


Ipê-amarelo (Tabebuia sp.)




Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

Nenhum comentário:

Postar um comentário