Cuspidor-de-máscara-preta


Cuspidor-de-máscara-preta (Conopophaga melanops)

O Cuspidor-de-máscara-preta (Conopophaga melanops) é um pássaro endêmico da Mata Atlântica (exclusivo do Brasil e somente encontrado nesse bioma), mede apenas cerca de 11 cm e se alimenta basicamente de insetos. Embora viva na mata fechada, tem o hábito de ficar a pouca altura do solo, o que de certo modo facilita sua observação.

Com certa frequência aparece na parte mais alta do Jardim Botânico do Rio, conhecida, não por acaso, como a "região da mata atlântica". O registro fotográfico que inicia esse post, contudo, foi feito logo no início da trilha da Capela Mayrink, no Parque Nacional da Tijuca.

Tenho boas recordações de infância da Floresta da Tijuca, lugar que frequentava com minha família para atividades ao ar livre, mas ainda não havia voltado ali com olhos de observador de aves (quem sabe esses momentos junto à natureza quando criança não foram decisivos para meu amor pelas aves e as árvores?).

No dia desse registro não pude ficar ali por muito tempo (na verdade eu participava da comemoração de um aniversário na área de lazer próxima ao Centro de Visitantes), mas a presença de alguns indivíduos dessa espécie, em um curto pedaço de mata, realmente despertou minha atenção e vontade de retornar ali mais vezes.

Espero poder em breve trazer mais novidades desse belo lugar. Por ora, deixo aqui apenas um registro da trilha da Capela Mayrink, no local exato onde fotografei nosso amigo alado, num trecho para mim ainda misterioso, e quem sabe promissor de bons novos avistamentos.

Trecho da Trilha da Capela Mayrink - Parque Nacional da Tijuca




Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

4 comentários:

  1. Joia de relato, Cristiano. A área do entorno da Capela Mayrink é também parte de minhas primeiras idas à Floresta para encontrar aves. Indico esse post para conhecer um pouco do histórico desse monumento https://www.flickr.com/photos/rickipanema3/4876271469

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante, Fernando. Obrigado por deixar aqui o seu comentário. Forte abraço!

      Excluir
  2. Que lindo filho, sua lembrança! Concordo que seu amor pela natureza pode ter sido despertado por alguns passeios que fazíamos por lá, há tempos! Também na Quinta da Boa Vista, quando tudo era bem cuidado e muito bonito. Pena que lamentavelmente, nos dias atuais, tenho receio de por lá passear por conta da violência urbana que impera em nossa cidade. Linda foto! Lindo pássaro! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato a violência nessas áreas é um fator a desencorajar o passeio nesses lugares, mas às vezes é irresistível a tentação. O fato de você cultivar flores em casa também contribuiu para meu amor à natureza. Beijo grande mãe.

      Excluir