Qual a diferença entre pássaro e ave?


Fêmea de Coleirinho (Sporophila caerulescens)

Ao contrário do que costuma ocorrer em outras línguas (a palavra inglesa “bird”, por exemplo, é usada indistintamente para aves ou pássaros), nos países de tradição ibérica, como é o caso do Brasil, há distinção linguística entre os vocábulos ave e pássaro, que assumem aqui um valor classificativo, como já observava o naturalista Rodolpho Von Ihering em sua obra “Dicionário dos animais do Brasil”. É o que nos informa Otávio Salles, em artigo publicado na revista Atualidades Ornitológicas, nos idos do ano de 1986.

Tecnicamente, os pássaros pertencem à ordem ("grupo") de aves denominada Passeriformes, cujas características principais seriam as seguintes: bico desprovido de membrana na base, tarsos ("canelas") sem pena e pés com três dedos dirigidos para frente e um para trás.

De maneira geral, pode-se dizer que os pássaros têm o canto melodioso, daí a expressão "aves canoras". Além disso, costumam ser pequenos ou de médio porte, embora o tamanho não seja um critério seguro para defini-los (os beija-flores, por exemplo, não são pássaros, pertencendo à ordem dos Apodiformes).

Em termos quantitativos, eles representam, no Brasil, pelo menos metade das espécies de aves, e é por isso que é tão fácil vê-los mesmo nas cidades mais movimentadas do país.

Um dos passarinhos que tenho bastante prazer em observar na natureza é o Coleirinho (Sporophila caerulescens). Lembro-me que certa vez deixei de fotografar um deles apenas para poder apreciar seu canto forte, feito a partir um galho relativamente alto e com o peito bem estufado!

Já no caso da foto que inicia esse post, uma fêmea da espécie deu um verdadeiro "show de acrobacia" ao comer as sementinhas da gramínea em destaque. Momentos inesquecíveis como esses colocam os pássaros em uma categoria realmente especial no mundo das aves.

Para finalizar, não poderia deixar de repetir uma frase clássica da ornitologia brasileira, que diz o seguinte: “todos os pássaros são aves, mas nem todas as aves são pássaros”.

Contudo, é bom que se diga que atualmente há quem questione seriamente a distinção no uso dessas expressões, como é o caso do ornitólogo Fernando Costa Straube, em excelente artigo intitulado "Todas as aves são pássaros", que pode ser acessado aqui.

E você, já viu um "passarinho verde" hoje? Espero que sim, pois é sinal de que seu dia será muito feliz. Assim diz o ditado popular.

Mensagem de Fim de Ano

O site Aves & Árvores fará uma pausa de fim de ano; Retornaremos em breve com uma entrevista especial no dia 10 de janeiro de 2016, quando o site completará seu primeiro ano de vida. Desejamos a todos um Feliz Natal e um Ano Novo de muita paz, saúde, prosperidade!



Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

5 comentários:

  1. Feliz Ano Novo filho! Muitas alegrias e clicks em suas passarinhadas!

    ResponderExcluir
  2. A propósito, amei este artigo sobre as diferenças entre aves e pássaros! Sempre um detalhe novo! Obrigada filho!

    ResponderExcluir
  3. Há duas diferenças cruciais entre pássaros e aves.
    1- o número de vértebras cervicais, que nos pássaros é diferente de em todas as outras aves.
    2-a sirinx, um órgão em forma de prega, situado no ponto em que a traquéia se divide em dois brônquios. A sirinx permite aos pássaros um canto mais elaborado que os das outras aves. Por causa deste canto, os pássaros são chamados em inglês de singbirds, e em alemão de Singvogel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua contribuição, enriquecendo a matéria.

      Excluir