Libélulas e aviões


Libélula rosa (Orthemis discolor)

Um dos maiores prazeres de quem trabalha com ciências biológicas deve estar na atividade que leva o pesquisador a campo, onde pode observar as peculiaridades dos seres vivos em seu habitat. É também admirável o talento dos homens de ciência que, com o olhar atento e bastante perspicácia, descrevem com precisão a anatomia e o comportamento das espécies.

Ao pesquisar o nome científico da libélula que ilustra este post deparei com o que considero um grande achado: o acervo digital da Coletânea Insetos do Brasil, do entomologista brasileiro Ângelo Moreira da Costa Lima, disponibilizado na íntegra pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde o cientista foi docente.

Consultando o 1º tomo (1938), verifiquei que essa libélula, fotografada no Jardim Botânico do Rio no início do ano, pertence à ordem de insetos Odonata, cujos principais atributos podem ser assim resumidos: cabeça grande, olhos bem desenvolvidos, mandíbulas denteadas, antenas curtas, quatro asas grandes e abdome alongado.

Já havia notado a abundância de libélulas ali, especialmente nos momentos mais quentes do dia, o que corresponde à precisa descrição de Costa Lima: "É nas horas de sol a pino que os Odonatos aparecem em maior número, voando perto das coleções de água em que se criaram".

A Libélula rosa (Orthemis discolor) em destaque pertence à subordem Anisoptera (família Libellulidae). Suas asas posteriores são mais largas na base e ao pousar estende-nas horizontalmente, como as asas de um avião (aeroplano).

Eis a curiosidade trazida por Costa Lima: "até certo ponto as lavadeiras, inconscientemente, prestaram um relevante serviço à humanidade, pois serviram de modelo natural para o traçado do aeroplano. A ideia de se fazer uma máquina de voar modelada nesses insetos foi primeiramente sugerida por Amans em 1883. Mais tarde, foi essa mesma ideia que orientou o nosso patrício Santos Dumont na confecção do seu primeiro aeroplano, por ele cognominado "Domiselle", aliás o nome popular dos Zygopteros na França, onde realizou as suas memoráveis experiências".

A justa homenagem ao 14-Bis de Santos Dumont foi um dos momentos marcantes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio-2016, resgatando um pouco do orgulho que ainda nos resta de ser brasileiros. É bom saber que as libélulas, com seu peculiar traçado esculpido ao longo de milhares de anos tenham contribuído indiretamente para isso.

Ao consultar a internet em busca da identificação de um inseto, não poderia imaginar que descobriria fatos curiosos que só fazem aumentar minha admiração pelos homens de ciência e seu ímpeto em desvendar os maravilhosos mistérios do mundo que habitamos. Por esse motivo, creio que a coletânea de Costa Lima (assim como o 14-Bis de Dumont) constitui-se em importante legado científico que merece ser difundido e valorizado.



Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

8 comentários:

  1. Texto adorável! "Uma coisa puxa a outra" quando se há o desejo de saber mais e mais. Há uma infinidade de conexões por aí esperando surpreender mentes curiosas, como a sua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas "conexões ocultas" na natureza é o que fascina a muitos e os leva à busca do conhecimento, uma busca que nunca termina, mas que enche de contentamento a cada descoberta. Obrigado, Fernando. Por sua visita e suas generosas palavras, sempre engrandecendo o blog Aves & Árvores com suas precisas intervenções.

      Excluir
  2. Interessante seu texto ! Como sempre um aprendizado para mim! Que bom que você retornou, pois já estava com saudades. Bjs. Ah, amei a foto !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também aprendo muito ao pesquisar, mãe. Fico feliz de ter sentido falta dos meus posts. Obrigado pela visita. Bj.

      Excluir
  3. Cristiano, obrigado por divulgar o admirável trabalho do Ângelo da Costa Lima. uma obra gigantesca considerando o tamanho do Brasil e as condições tecnológicas da época, felizmente digitalizada pela UFRRJ.
    Pena que não temos, pelo que eu saiba, um site como o Wikiaves para insetos, pois seria uma oportunidade para incentivar o aprendizado sobre esses animais por gente como a gente, como fazemos com as aves.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma ótima dica, sem dúvida alguma Claudio! Concordo que um site sobre entomologia, do porte do Wikiaves, seria muito bem-vindo. Quem sabe um dia. Forte abraço e obrigado por sua visita!

      Excluir
  4. Gostei muito das informações que postou.
    É um contínuo aprendizado sobre os insetos.
    Nunca reparei os detalhes da libélula.
    Essa é muito linda!!!
    Isaura Soares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Isaura! Obrigado por deixar aqui sua impressão sobre o post. Eu também não havia dado muito atenção às libélulas, até que no início desse ano reparei uma grande quantidade deles no Jardim Botânico. O fato é que estamos cercados por maravilhas por toda a parte. Aos poucos vamos "acordando". Um bj.

      Excluir