Visita à Reserva Biológica de Guaratiba (RJ)


Mangue-vermelho (Rhizophora mangle)

O Instituto Estadual do Ambiente - INEA vem organizando, ao longo do ano de 2015, passeios de observação de aves nas unidades de conservação estaduais do Rio de Janeiro, algo extremamente louvável por estimular atividade que potencialmente desperta para a consciência ambiental, o que, por sua vez, é de fundamental importância à preservação dos ecossistemas e de nossa rica biodiversidade.

Para a inscrição nos passeios, o INEA disponibiliza a página "Vem Passarinhar Rio", no Facebook, onde são colhidos alguns dados pessoais do solicitante e reservada a vaga, quando disponível.

Hoje visitamos a Reserva Biológica Estadual de Guaratiba (RJ), uma unidade de conservação de proteção integral, que se localiza na zona oeste do Município do Rio de Janeiro e está situada na porção leste da Baía de Sepetiba, sendo constituída basicamente de florestas de mangue e áreas úmidas de águas salinas.


O passeio começou cedo, às 6h30, e pelos menos nas primeiras horas da manhã, apesar do calor escaldante dos últimos dias, foi possível sentir uma brisa suave a bordo do barco tipo "voadeira", alugado de barqueiros locais.

(clique para ampliar)

O dia estava claro, sem nuvens e foi possível avistar uma grande quantidade de aves, algumas migratórias, que se alimentam de peixes e de diversas espécies de caranguejos presentes no manguezal.

"Aratu-vermelho" ou "Maria-mulata" (Goniopsis cruentata)
(clique para ampliar)

Uma ave que se fez presente ao longo de todo o passeio foi a bela e vistosa Garça-azul (Egretta caerulea), de coloração, quando adulta, azul-ardósia e com a cabeça e o pescoço violáceos (quando ainda jovem sua coloração é branca, ganhando aos poucos os tons de azul).


Garça-azul adulta
(clique para ampliar)

Garça-azul jovem
(clique para ampliar)

A Águia-pescadora (Pandion Haliaetus), que já foi considerada migratória, mas que hoje é tida por alguns como residente (por ser avistada ao longo de todo o ano) também marcou sua presença no manguezal, para a alegria dos amantes das aves.


Águia-pescadora (Pandion haliaetus)
(clique para ampliar)

Ao longo do curso das águas foi possível ver pequenas ilhas de areia e lama, além de restos de mangue, onde costumam se reunir maçaricos (espécie migratória da América do Norte), gaivotões, garças e biguás.


Maçaricos (Colidris sp.)
(clique para ampliar)

Gaivotões (Larus dominicanus)
(clique para ampliar)

Biguá, garças-azuis e maçaricos. Gaivotões ao fundo
(clique para ampliar)

Por falar em biguás (Phalacrocorax brasilianus), registramos um bando deles empoleirado no mangue. E com a passagem do barco, nos brindaram com uma bela revoada.


Bando de biguás empoleirados no mangue
(clique para ampliar)

Revoada de biguás
(clique para ampliar)

No fim da manhã, com a maré mais baixa e com a maior exposição do mangue, foi a vez do Colhereiro (Platalea ajaja), de estonteante coloração rosada, aparecer com seu bico em forma de "colher", para, virando a cabeça de um lado ao outro, caçar peixes e crustáceos, garantindo, assim, a refeição do dia.


Colhereiro e seu bico em forma de "colher"
(clique para ampliar)

Movendo sua cabeça de um lado a outro em busca de alimento, 
o Colhereiro garante sua refeição
(clique para ampliar)

Muitas outras espécies foram avistadas e registradas, o que demonstra a boa conservação da Reserva Biológica de Guaratiba, que integra, conforme declaração da Unesco de 1992, a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, além de fazer parte do Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar e do Mosaico Carioca, conforme Portaria nº 245/2011.

E então, o que está esperando para se inscrever na próxima passarinhada? 

Gostou desse post? Deixe aqui seu comentário.



Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

15 comentários:

  1. Parecem cenas de filme, mas é vida real. Que bom! Me senti passeando nessa reserva... Lindas fotos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, que bom que gostou! A ideia do blog é essa mesmo, sensibilizar as pessoas acerca da importância da conservação dessas joias aladas.

      Excluir
  2. Sensacional pessoas com consciência ambiental. Apesar de praticar mergulho sou um fã de quem defende a natureza. Parabéns pelo trabalho e pela divulgação. Fernando Pedras.

    ResponderExcluir
  3. Um ótimo passeio neste manguezal carioca. Uma beleza !
    Gostei muito.
    Abrs,
    Plínio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente esse dia foi muito especial, Plínio! Obrigado por seu comentário.

      Excluir
  4. Que bacana! Gostaria de conhecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique por dentro do programa "Vem Passarinhar" do Inea-RJ: http://www.inea.rj.gov.br/observadores-de-aves-registram-71-especies-na-reserva-biologica-de-guaratiba/

      Excluir
  5. Por favor qual e o nome verdadeira da ave Codó q dá abundante na pedra de Guaratiba e brisa

    ResponderExcluir
  6. Bom saber que ainda existem áreas preservadas no estado do RJ.

    ResponderExcluir
  7. São todos animais lindos, o local parece um paraíso

    ResponderExcluir