Fragatas da Praia de Copacabana


Fragatas (Fregata magnificens)

Uma caminhada à beira-mar pelo famoso calçadão de Copacabana é roteiro "obrigatório" para moradores e turistas que visitam a Cidade Maravilhosa, em qualquer época do ano. O calçadão nos convida à contemplação das ondas do mar e à prática de exercícios físicos.

O que poucas pessoas se dão conta é que o local também permite a observação de um número razoável de aves marítimas, que ocupam o céu azul da orla em boa parte do ano.

Dentre elas, as magníficas Fragatas (o trocadilho é justificado pelo nome científico: Fregata magnificens), que desde os primeiros raios de sol podem ser vistas voando das ilhas costeiras em direção ao litoral. Segundo a pesquisadora de Avifauna Larissa Cunha, do Projeto Ilhas do Rio, a Ilha Redonda - que fica próxima à orla de Copacabana e Ipanema - é o segundo maior ninhal dessas aves no Atlântico Sul, perdendo apenas para a Ilha de Alcatrazes, localizada no litoral norte do estado de São Paulo.

Elas podem alcançar mais de dois metros de envergadura, pesando somente um quilo e meio, por isso passam grande parte do dia planando nas térmicas (espirais de ar quente que sobem do solo em direção à atmosfera), sem sequer pousarem.

Alimentam-se normalmente de peixes que sobem à superfície ou que são capturados de outras aves, já que não podem mergulhar. Por esse motivo são também conhecidas como "piratas-do-mar".

Como se vê na foto ampliada que inicia esse post (basta clicar sobre a imagem), o macho tem a cor preta e apresenta um saco gular ("garganta") vermelho, que aumenta de volume no período reprodutivo. A fêmea, por sua vez, tem o peito branco e é ligeiramente maior que o macho. Já a fragata jovem (que não aparece na foto) possui, além do ventre branco, a cabeça toda alva.

É interessante falar dessas aves, pois até bem pouco tempo, antes de iniciar o hobby da observação de aves, eu as conhecia somente como "gaivotas", como acredito que ocorra com muita gente que ainda não teve contato com a ornitologia. Na verdade, nosso "gaivotão" constitui outra espécie, de nome científico Larus dominicanus.

Pela facilidade de observação a olho nu, por sua beleza acrobática e diante de tão magnífico cenário, as fragatas são, em minha singela opinião, um belo convite a quem ainda não iniciou a prazerosa prática do "birdwatching".

Esse post não acaba aqui: no Instagram do Aves & Árvores vocês podem ver um registro que fiz do comportamento de um Urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus) dividindo uma térmica com uma fêmea de fragata. Acredito que a imagem tenha ficado bem interessante, especialmente por permitir uma boa comparação do tamanho dessas aves. Espero que gostem...e até a próxima!



Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

20 comentários:

  1. Interessante estas fragatas. Confesso que tb confundia estes pássaros com gaivotas. Mas são grandes as diferença quando passamos a observá-las.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade mãe, é isso que faz da observação de aves uma atividade muito prazerosa. A cada dia uma nova descoberta. Obrigado por comentar aqui. Um grande beijo!

      Excluir
  2. Adorei!Mais um pedacinho de conhecimento sobre algo que observei no céu de Copacabana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que gostou. Obrigado por sua visita e por seu comentário. Volte sempre ao site. Até.

      Excluir
    2. Siempre observo las aves! Son hermosas...y aqui conoci estas magnificas fragatas! Son elegantes y enigmaticas

      Excluir
  3. Moro de frente para a Baía de Sepetiba, que é área de restinga e manguezal, e costumo ver aves negras planando...achava que eram os urubus, embora me parecessem demasiado leves e delgados cá de baixo. Claro, são fragatas! Obrigada pelo valioso esclarecimento, agora já não confundo mais! O meu abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dirce! Bom saber que esse artigo de alguma forma lhe ajudou a diferenciar fragatas de urubus. Você reside em uma área com uma avifauna fantástica. Convido à leitura da matéria aqui do site, intitulada 'Visita à Reserva Biológica de Guaratiba' (link: http://www.avesarvores.com.br/2015/01/visita-reserva-biologica-de-guaratiba-rj.html). Um abraço e seja bem-vinda ao site!

      Excluir
  4. Muito obrigada pelas explicações! Sou paulistana e amo a Cidade Maravilhosa! Já havia apreciado muitas vezes essas aves em Copacabana, é só hoje através de seu post aprendi sobre elas! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz, Maria Isabel, que tenha aprendido com a matéria. Eu também estou em constante aprendizado. Não sou biólogo de formação, mas de coração. Obrigado por deixar esse registro aqui e volte sempre!

      Excluir
  5. Valeu, Cristiano, pelas observações. Eu também tenho grande fascínio em observar as aves. Estou em Guarapari/ES e aqui vejo as "Fragatas de Copa" e os Urubus-de-Cabeça-Preta que convivem no mesmo nicho, tb Cará-Carás - ontem havia mais de meias dúzia caçando- e muitas outras aves. Uma Maravilha é o Nosso Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Obrigado pela informação Yossef. De fato nosso país é abençoado. Um abraço.

      Excluir
  6. exato ...o meu vizinho me faloou isso gaivota!? Respondi ..mas gaivota parece com um pombo ..Logo nunca poderia parecer esse Gigante Hábil em Planar & em Altitude ;ate eu diria em Atitude de Respeito .. sonho de Icaro & Gallileu seja o meu Céu .Nara Leão (autor Robertinho do Recife) Show
    obrigado por publicar o conteudo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que o conteúdo tenha agradado. Obrigado por deixar seu registro aqui. Um abraço!

      Excluir
  7. Gracias 😊...también quisiera saber sobre esas rapiñas q se ven en Buzios cabo frio, Roxana

    ResponderExcluir
  8. Adorei o site! Aprendi sobre estas aves. Moro fora do Brasil, mas todo ano fico por 3 meses no Rio, em Copacabana. Queria saber mais sobre as aves que vejo em meio a este trânsito de pessoas e veículos. Uma resiliência da natureza! Há uma família de avesnas amendoeiras da praia. Lindo! São bem-te-vi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do site! As amendoeiras costuma abrigar várias espécies.

      Excluir
  9. Luciano Mello09 maio, 2023

    Eu estou escrevendo um roteiro de animação sobre um pombo idealista que sonha em voar alto como as aves que plainam nas correntes de vento nos ceus de Copacabana, mas seu sonho é ameaçado pelas vorazes gaivotas (achava que eram elas que ficavam no ar). Seu post foi perfeito, porque eu me inspirei nas aves de Copacabana e não tinha certeza quais eram, por causa da coloração, notei que não eram gaivotas, por causa da cor, adorei saber que são fragatas... no Roteiro as Gaivotas são antagonistas ... agora vou ter que pesquisar sobre as Fragatas. Obrigado. Vc sabe se tem aves de Rapina, algum gavião ou águia que voam nos ceus do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que o site foi útil pra você. Sucesso com o roteiro! Temos muitas aves de rapina. O Gavião-carijó é muito comum aqui no Rio de Janeiro.

      Excluir
  10. Las vi y este artículo no seguida me aclaro lo
    Que necesitaba saber 👌👌👌👌

    ResponderExcluir