Refúgios Cariocas: A natureza exuberante do Clube Piraquê


Cristo Redentor visto do Clube Naval Piraquê.
No primeiro plano, os ramos de ipês-amarelos com nova folhagem

O Clube Naval é uma agremiação militar longeva, fundada em 12 de abril de 1884 e tem como Presidente de Honra o Imperador Dom Pedro II.

A Sede Esportiva localiza-se na Ilha do Piraquê (termo de origem tupi que designa o local de entrada de peixes), uma das duas ilhas da Lagoa Rodrigo de Freitas (RJ).

O Clube conta com diversas espécies arbóreas de notável valor ecológico e paisagístico, como ipê-amarelos (a imagem dos ipês em floração do menu Árvores foi clicada no Clube Piraquê), flamboyants, jacarandá, pau-brasil, paineira-vermelha, dentre outras, as quais representam abundante fonte de nutrientes para as várias aves que ali costumam se alimentar e nidificar.

Por se tratar de agremiação militar, os postulados da hierarquia e da disciplina se fazem sentir na impecável identificação, por meio de placas, das espécies arbóreas, e na manutenção das áreas vezes, além de práticas que visam ao estímulo constante da consciência ambiental, como a realização de concursos de fotografia da fauna e da flora para os jovens e a afixação de cartazes orientando sobre a importância de não oferecer alimentos aos "Saguis" (Callithrix sp.) que frequentam o Clube.


"Mapa Verde" afixado na entrada do Clube Piraquê
(clique para ampliar)
Cartaz informando sobre a importância 
de não alimentar os "Saguis"
(clique para ampliar)

No que se refere à avifauna, por se tratar de área banhada pela Lagoa Rodrigo de Freitas, há, no entorno do Clube, a presença marcante de aves de hábitos aquáticos, com especial destaque para os Frango-d'água-comuns (Gallinula galeata) e os Biguás (as duas primeiras fotos do artigo Esquadrilhas dos Biguás foram clicadas de dentro do Clube Piraquê).

Frango-d'água-comum (Gallinula galeata)
(clique para ampliar)

É muito comum também avistar sanhaço, sabiá, corruíra, martim-pescador e também pardais, apesar do declínio gradual que se tem verificado na população destas últimas aves em todo o mundo, como decorrência das graves alterações nos ecossistemas urbanos nos últimos tempos.

Pardal jovem (Passer domesticus)
(clique para ampliar)

Sabiá-barranco (Turdus leucomelas)
(clique para ampliar)

Práticas como as que vem sendo adotadas no Clube Piraquê nos últimos anos são de fundamental importância para a semeadura da consciência ambiental das presentes e futuras gerações, razão de ser do blog Aves & Árvores, e por isso merecem aqui ser elogiadas e difundidas, para servir de exemplo a outras agremiações.

Apesar do Clube Piraquê ser circunscrito aos sócios, é possível o acesso como convidado e assim desfrutar desse verdadeiro Refúgio Carioca que é a Ilha do Piraquê.

Gostou desse artigo? Já esteve no Clube Piraquê e observou as aves e as árvores do local? Fique à vontade para contar aqui sua experiência.



Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

Nenhum comentário:

Postar um comentário