O calango e o Xique-xique


Calango (Tropidurus sp.) consumindo
o fruto do Xique-xique (Pilosocereus gounellei)


Quem nos acompanha aqui no blog deve lembrar que já escrevi matéria sobre um casal de Calangos (Tropidurus sp.) flagrado momentos antes da cópula, em uma pedra alta junto ao Bromeliário do Jardim Botânico do Rio (para acessar a matéria, clique aqui).

Hoje trago outro flagrante inusitado que tive a felicidade de registrar em minha última caminhada. Trata-se de um calango consumindo o fruto de um cacto do sertão do Brasil (bioma Caatinga), conhecido como Xique-xique (Pilosocereus gounellei).

Esse flagrante somente foi possível após o alerta de uma dedicada funcionária do Jardim Botânico, cuja identidade manterei preservada, e foi feito no cactário, onde vários exemplares do Xique-xique estavam em plena frutificação.

De acordo com a placa informativa do cactário, "por serem plantas que conseguem acumular grande quantidade de água e de nutrientes em ambientes onde esses recursos são escassos, os cactos tradicionalmente assumem importância destacada para as populações que vivem na região do semiárido brasileiro, principalmente como fonte de alimento para os animais e para o próprio homem".

Como a frutificação é recente (o registro foi feito na semana passada), creio que ainda há tempo para uma visita ao cactário, para acompanhar esse belo fenômeno. Quem sabe, com paciência e sorte, o leitor não consegue ver o calango e o xique-xique nessa mesma interação?



Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

2 comentários: