A visita das Corruíras

 

Corruíra | Troglodytes musculus

 1 MINUTO DE LEITURA

Apesar da poluição sonora típica produzida pelos veículos movidos à combustão que transitam sem cessar pelas ruas de Copacabana, no Rio de Janeiro, um par de Corruíras se fez notar nessa manhã de Domingo, ao menos para os moradores mais atentos às belezas naturais que ainda resistem à hostilidade da cidade grande.

O casal cantava em dueto e minha esposa teve o privilégio de ser despertada pela cantoria, logo me avisando sobre o acontecimento.

Embora não seja incomum a presença de Corruíras em áreas verdes urbanas, há algum tempo elas não apareciam por aqui.

Como as Corruíras têm um comportamento bem arisco, logo se afastaram de nosso campo visual, e por isso não foi possível registrar o canto em dueto, mas apenas a vocalização de um dos indivíduos, como se pode ver no vídeo publicado no Canal do Aves & Árvores no YouTube

 



Também foi possível o registro do casal empoleirado na edificação próxima, recentemente invadida em virtude da omissão de proprietários que há anos se desentendem sobre a destinação da herança, segundo se conta na vizinhança.

 

Casal de Corruíras | Troglodytes musculus

*Publicado em 23/05/2021



Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

6 comentários:

  1. Suas postagens demoram.Mas quando chegam na minha caixa postal fico encantada com as belissimas imagens e flagrantes como este. Pena que a poluição sonora de Copa abafou o delicado canto! Mas valeu!
    Poste mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que essa postagem tenha te encantado! Essas matérias que publico fluem naturalmente, no ritmo em que as belezas naturais se fazem presentes no meu entorno. A poluição sonora realmente abafou o canto, mas o registro tem o mérito de mostrar a resistência de pequenos pássaros a todo o barulho que produzimos sem cessar. Quem sabe um dia Copacabana e outros bairros de nossa selva de pedra estarão ocupados por menos veículos, e movidos a energia elétrica ou solar!? Um grande abraço e obrigado pela visita ao site!

      Excluir
  2. Que lindo acordar com o canto das corruiras.

    ResponderExcluir
  3. Amei seu registro! Muito bom ver estes pássaros resistindo bravamente a civilização impiedosa! Parabéns! 👏👏👏👏

    ResponderExcluir