Martim-pescador imperial


Martim-pescador-grande | Megaceryle torquata

1 MINUTO DE LEITURA

Para os aficionados pelas aves, uma visita à cidade imperial de Petrópolis pode sugerir uma curiosa conexão com elementos da realeza e da história da aviação.

Sim, em Petrópolis residiu o inventor brasileiro Alberto Santos Dumont, criador do famoso avião 14-Bis, também conhecido pelo nome Oiseau de Proie, designação em francês para "ave de rapina".

Também ali, no Museu Imperial, encontra-se exposto o traje majestático do imperador Dom Pedro II, cuja murça, confeccionada com penas de papo de tucano, marca uma época de pouca preocupação com a conservação ambiental e com o bem-estar dos animais.

Como não resumir tais referências na figura do belo e elegante Martim-pescador fotografado no Farol do Palácio Quitandinha?

Ali em frente há um lago artificial, no formato do mapa do Brasil, bastante acolhedor para as aves, onde é possível observar, além do Martim-pescador, o Socozinho (Butorides striata), a Garça-moura (Ardea cocoi), o Quero-quero (Vanellus chilensis), dentre outras espécies da avifauna de ocorrência no país.

*Publicado em 03/12/2019


Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

Nenhum comentário:

Postar um comentário