Tempo de Magnólia e Saí-andorinha


Saí-andorinha macho (Tersina viridis
em Magnólia-amarela (Michelia champaca)
(clique para ampliar)
2 MIN, DE LEITURA

Árvore de origem asiática muito disputada pelos pássaros, a Magnólia-amarela (Michelia champaca) é de grande veneração na tradição hindu. Floresce nos meses de fevereiro e março e sua flor é empregada na fabricação de perfumes. 

Ontem, no Jardim Botânico do Rio, seus exemplares estavam bastante carregados de sementes, cenário perfeito para atrair o Saí-andorinha, que aprecia bastante sua frutificação. Contudo, não teria atentado para esse fato não fosse a generosidade que é tão comum entre os amigos de passarinhada.

Devo esse registro à fotógrafa de natureza Karolina Moreira, que indicou com precisão onde se encontrava a espécie e ficou na torcida pelo meu registro, o que acabei conseguindo, embora a fotografia não esteja nenhum primor, em razão da luz desfavorável e da limitação do equipamento, ao contrário do belo registro da Karol.


Saí-andorinha macho
(fotografado por Karolina Moreira)
(clique para ampliar)

Já estava há muitas semanas sem retornar ao Jardim Botânico, e sempre que lá me encontro há alguma novidade ou algo especial que me faz lembrar de que ali tenho amigos, floresta, pássaros e árvores, os quais, ao lado de minha família, ajudam a tornar minha vida plena de significados.

Fica aqui um abraço especial para a amiga Dora Hees, que já sentia a falta de meus textos, o que é motivo de muito orgulho e gratidão de minha parte.

Com esses registros, decreto oficialmente o início do outono!

Por Cristiano Pedras

(publicado em 25/03/2019)



Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

4 comentários:

  1. Adoro os posts com as lindas fotos! O link que recebi hoje referente aos bicos de lacre não funcionaram. O link remete a postagem do mês passado sobre a Sai-andorinha na! Aguardo ansiosa o bico de lacre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Bom saber que gosta das fotos e das matérias. Obrigado por avisar sobre o link, será corrigido agora mesmo. Grato!

      Excluir
  2. Obrigada pelos seus lindos textos e informações!!Amo fotografar no Jardim Botânico!!Obrigada!!Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Débora! Fico contente em saber que gosta dos textos do site. Também sou amante da fotografia de natureza e o Jardim Botânico é definitivamente o melhor lugar para estar para quem tem esse hobby. Obrigado por deixar aqui seu comentário. Um abraço!

      Excluir