Pássaros do Morro da Urca


Gaturamo (Euphonia violacea) | Morro da Urca - RJ

2 MIN, DE LEITURA

Uma visita ao Pão-de-açúcar, cartão-postal carioca, é capaz de proporcionar o avistamento de um bom número de espécies de pássaros da Mata Atlântica, especialmente no Morro da Urca, onde fica o primeiro terminal do bondinho, a cerca de 220 metros de altura.

No primeiro dia da Primavera recém-chegada, uma espécie bem frutificada de Figueira (Ficus sp.) na encosta da primeira estação do bondinho atraia muitas espécies de pássaros, como o Gaturamo, que ilustra a matéria, além de casais de Tiê-sangue, Saí-azul e diversas espécies de sanhaçus e saíras.

Um olhar atento às árvores do entorno pode mesmo revelar mais do que os comuns urubus e fragatas que parecem dominar o céu local na chegada ao bondinho.


Macho de Tiê-sangue (Ramphocelus bresilius)
se alimentando em Figueira no Morro da Urca - RJ


A época é propícia à visitação. Com a chegada da primavera as aves estão em pleno período reprodutivo, ficam mais ativas e facilitam a observação de seu comportamento. Para os nascidos ou moradores do Rio e Grande Rio há ainda desconto de 50% na entrada (mais informações podem ser obtidas aqui).

Uma ótima dica para quem está visitando a cidade ou não se cansa de admirar as paisagens naturais da eterna Cidade Maravilhosa.

Por Cristiano Pedras

(publicado em 01/10/2018)



Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

8 comentários:

  1. Obrigado por esse Blog que nos inspira e alegra no meio de tantas dificuldades na luta em defesa da Natureza. Ele nos lembra que sempre há o que comemorar e que nossas batalhas pelas espécies silvestres valem a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço por suas palavras, JTruda. Bom saber que o conteúdo do site de alguma forma inspira as pessoas na conservação da natureza e as faz se sentir bem. Como dizia o eterno Mario Quintana, "O segredo é não correr atrás das borboletas...É cuidar do jardim para que elas venham até você". Volte sempre!

      Excluir
  2. Ótimo flagrante neste tiê de bico cheio, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Dirce! A Figueira estava bem carregada e os pássaros retornaram a ela com frequência, facilitando o registro. Abraço!

      Excluir
  3. Moro em Recife, a minha casa tem um bom quintal onde mantenho arvores frutífuras como Jabuticaba, goiaba, caju, acerola, româ. Além disso mantenho um restaurante de passarinhos onde sivo duas refeições por dia, composta de mamão, banana, alpiste, painço e xerim de milho (xerem agranel, vendido na feira livre do bairro dos afogados). Assim, recebo a visita de mais 100 passarinhos de várias especies, entre elas a do Gaturamo, que eu não conhecia. Ele apareceu há pouco tempo e canto me chamou atenção, pela suavidade. Em outra opornunidade postarei um vídeo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Que privilégio o seu, parabéns! Fico feliz que tenha identificado o Gaturamo dentre a centena de aves que visita seu local. O Gaturamo tem um canto próprio, mas frequentemente é encontrado imitando o som de outras aves. Diz-se que ele é um "destruidor de reputação de ornitólogo" por esse motivo. Obrigado por sua visita e por deixar aqui seu comentário.

      Excluir
  4. Muito bacana esse documentário, sou fã desse lugar e sempre quando posso faço caminhada no Cláudio Coutinho e sempre sou presenteado com a presença de várias espécies de pássaros que lá vivem.
    Parabéns pela página.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ler esse relato. Obrigado por publicá-lo aqui e volte sempre.

      Excluir