Floração da Paineira-vermelha


Paineira-vermelha (Bombax Malabaricum DC)

2 MIN, DE LEITURA

Nativa da Ásia Tropical, a Paineira-vermelha (Bombax malabaricum DC) foi trazida aos jardins do Rio de Janeiro pelo renomado arquiteto paisagista Burle Marx. Com floração exuberante nos meses de inverno, suas flores cerosas de cinco pétalas na cor vermelha brilhante, nascidas ao longo dos ramos, chamam a atenção até dos mais desatentos transeuntes.

Há belos exemplares dessa árvore em plena floração nos jardins do Museu de Arte Moderna, no Parque do Flamengo, e em outros pontos isolados do Centro e da Zona Sul do Rio. Ela costuma atrair um grande número de aves, como beija-flores, sanhaços, pardais e psitacídeos que buscam seu néctar. Também é possível observar algumas aves alimentando-se de seu tronco.

Dias atrás tive oportunidade de filmar a interação entre um Sanhaçu-cinzento (Tangara sayaca) e essa majestosa árvore, que perde a folhagem quando floresce, o que a torna especialmente exuberante. O registro pode ser visto logo abaixo.




Diz a lenda que Sidarta Gautama, aquele que se tornaria o Buda histórico nasceu sob a sombra dessa árvore, numa região pertencente ao que hoje é conhecido como Nepal. A festa em homenagem ao seu nascimento é conhecida como Festival das Flores e há, em todo o ritual, a presença de pétalas vermelhas que simbolizam a alegria, a saúde e a sorte.

Com tanta beleza e história a apreciar, há motivos de sobra para vencer as baixas temperaturas da estação do ano em que florescem e sair de casa para contemplá-las.

Por Cristiano Pedras

(publicado em 30/07/2018)



Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

4 comentários:

  1. Certa vez, andando pela rua Graça Aranha, centro do Rio, vi passar uma paina voando baixo. Como sou plantador de árvores e já plantei algumas Paineiras, reconheci a preciosidade, fui atrás e a peguei. Tinha apenas uma semente que hoje se transformou numa jovem árvore com pouco mais de dois metros de altura. Moro em Copacabana e gostaria de saber onde posso transplantá-la (para o chão) num lugar em que eu possa cuidar? Obrigado se ao menos minha mensagem obtiver resposta ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Sergio, por esse cuidado com a Paineira! O mundo precisa de iniciativas como essa. Sobre o plantio da Paineira-vermelha, como você mora em uma área urbana, o ideal é tentar entrar em contado com a Fundação Parques e Jardins, nesse link: http://www.rio.rj.gov.br/web/fpj

      Obrigado por deixar aqui o seu comentário, e volte sempre que quiser. Um abraço!

      Excluir
  2. Tenho 3 paineiras vermelhas e agora aos 6 anos que começaram a dar sementes, mas ta uma disputa com os passaros que as comem, os guaxos se deliciaram com as flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha, fee! Obrigado por seu relato e boa sorte!

      Excluir