Jardim da Casa de Rui Barbosa


Casa de Rui Barbosa (bairro de Botafogo, Rio de Janeiro - RJ)

Na história do pensamento ocidental, atribui-se a Marco Túlio Cícero, filósofo da Roma Antiga, a autoria do seguinte aforismo: "Se você tem um jardim e uma biblioteca, tem tudo o que precisa".

Entre nós, a máxima ganhou uma de suas maiores expressões na casa em estilo neoclássico em que residiu, até 1923, Ruy Barbosa de Oliveira (1849-1923), polímata brasileiro e coautor da Constituição Brasileira de 1891, nossa primeira constituição republicana.

Em placa informativa dirigida aos visitantes, lê-se que "Rui morou nesta casa e cuidou do jardim por vinte e oito anos, dedicando-lhe as atenções de um jardineiro amador, com o cultivo de rosas, variada vegetação e árvores frutíferas, como a lichia".


Busto de Ruy Barbosa de Oliveira

No local, funciona atualmente a Fundação Casa de Rui Barbosa, que oferece um espaço reservado ao trabalho intelectual e à consulta de livros e documentos, constituindo-se em importante centro de preservação da memória nacional.

Segundo dados do site da Fundação, a biblioteca que Rui Barbosa organizou ao longo da vida foi adquirida pelo governo brasileiro em 1924 e reúne 23 mil títulos, em 37 mil volumes. Já o jardim que cerca a casa é uma das poucas áreas verdes do bairro de Botafogo abertas ao público, com inegável importância ecológica e social.

Penso em Rui Barbosa como um ser humano realizado, que soube conciliar o enorme potencial intelectual com a simplicidade de um jardineiro. Que seu exemplo possa servir de inspiração àqueles que ainda não encontraram o prazer da leitura e do contato com a natureza.

Pílula ecológica

Visite o museu que funciona na antiga residência de Rui, aprecie a beleza do jardim e descubra a verdade por trás do aforismo de Cícero. Ou, como dizem as crianças, compareça à casa do "vovô Barbosa" e seja você também um defensor do meio ambiente e dos livros. A natureza e as futuras gerações de leitores agradecem!

*Informações sobre horários e localização podem ser acessadas aqui.

**Para acessar a lista de espécies da Avifauna da Casa de Rui Barbosa (Birdlist), clique aqui.



Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

2 comentários:

  1. Um intelectual com uma sensibilidade admirável. Seu gosto pela leitura se igualava ao prazer em cuidar e apreciar seu jardim! Belo exemplo filho, a ser seguido.

    ResponderExcluir