Gaivotas do litoral de Búzios


Gaivotão (Larus dominicanus)

Tão comuns quanto os turistas argentinos, as Gaivotas (Larus dominicanus) podem ser encontradas com facilidade em todo o litoral de Armação dos Búzios, seja sobrevoando o mar ou simplesmente caminhando na areia, bem perto dos banhistas.

Estive por lá recentemente e pude observar um número razoável delas nas praias. O local é bastante tranquilo para fotografá-las, especialmente quando comparado ao município do Rio de Janeiro. Aqui no Rio, recordo-me de só haver certa abundância em sua ocorrência na Praia de Botafogo, lugar infelizmente não muito seguro para portar uma câmera fotográfica.

Aproveitando a atmosfera pacata de Búzios, fiz uma quantidade considerável de registros, mas não obtive nenhuma imagem muito boa para ilustrar o post, em parte por conta da instabilidade climática. 

A foto que ilustra o post carece das cores vibrantes tão típicas da Região dos Lagos (ou Costa do Sol), como é conhecida a área que abrange sete municípios no entorno das lagoas de Araruama e Saquarema, localizados a leste da capital do Rio de Janeiro. Apesar disso, o registro me parece retratar bem a espécie, cujo nome científico faz alusão às vestimentas brancas e pretas dos frades dominicanos.

Tentei fotografá-las em voo, mas nesse quesito, por boa dose de incompetência, tive grande dificuldade. O voo é ligeiro e por terem grandes partes brancas expostas à luz, muitas fotos tiveram o branco "estourado".

De qualquer modo, deixo aqui o registro dessa ave que me parece conferir certa identidade local a Búzios, reforçando a fama da cidade de reunir a tranquilidade de uma antiga colônia de pescadores com o charme e a estrutura dos grandes centros urbanos.


Mensagem de Fim de Ano

O site Aves & Árvores fará uma pausa de fim de ano. Retornaremos em breve com uma entrevista especial em janeiro de 2017, para comemorar o segundo ano de criação do site. Desejamos a todos um Feliz Natal e um Ano Novo de muita Paz, Saúde e Prosperidade!



Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

2 comentários:

  1. Me parece que o dia não estava ensolarado, mas não tirou a beleza da sua foto. A elegância e a beleza da gaivota nos chama a atenção de imediato. Parabéns pelo registro! Bom recesso e ótimas festas para todos nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi mãe, é verdade. Que tenhamos todos um ótimo fim de ano e entremos 2017 renovados!

      Excluir