O banho do Tico-tico


(Provável) fêmea de Tico-tico (Zonotrichia capensis)
banhando-se em poça d'água


Mesmo após o narcisismo humano ter sofrido três severos golpes ao longo da história, como expôs magistralmente Sigmund Freud em seu famoso artigo Uma dificuldade no caminho da Psicanálise (1917), ainda assim boa parte de nossa cultura insiste em tratar o homem como um ser superior às demais formas de vida.

Um efeito bastante óbvio e deletério desse tipo de percepção são as alterações climáticas que provocamos com nosso atuar no mundo baseado no antropocentrismo, colocando em risco o futuro da humanidade e do próprio planeta.

Ironicamente, apesar de toda nossa prepotência, muitas vezes basta o tempo virar bruscamente para nos colocar de cama, impossibilitado-nos de realizar as tarefas mais básicas do cotidiano.

Alheio a essas fragilidades humanas, e apesar de reunidas todas as condições que submeteriam muitos de nós a um forte resfriado, um Tico-tico (Zonotrichia capensis) pode ser visto tomando banho numa pequena poça d'água, em um dia frio e chuvoso na cidade do Rio de Janeiro, véspera das eleições municipais.

A foto que ilustra o post de hoje registra esse momento e retrata (provavelmente) a fêmea do tico, banhando-se. Falo em probabilidade porque, apesar da ausência de dimorfismo sexual (características físicas que distinguem o macho da fêmea), enquanto a fêmea banhava-se foi possível ouvir o macho, seu provável parceiro, cantando bem próximo a ela.

De acordo com Helmut Sick, autor da consagrada obra Ornitologia Brasileira, o tico vive em casais, defendendo o macho seu território, num diâmetro de 30 metros, contra a aproximação de outros machos da espécie, de modo que se havia ali um macho cantando enquanto o outro tico se banhava, há grande chance de se tratar mesmo de uma fêmea.

O tico também nos dá um "banho" quando o assunto é altitude. Ele gosta de regiões de climas temperados e, nos Andes, segundo Sick, pode ser encontrado à altitude de 5.000 metros!

Não é a primeira vez que tiro conclusões pessoais ao observar o comportamento dos ticos na natureza, e confesso que é muito prazeroso para mim fazê-lo (para quem ainda não leu o post Lições de um casal de Tico-tico, pode acessá-lo aqui).

Para finalizar, e para não ficar apenas no registro fotográfico desse momento especial, segue o vídeo que fiz do banho do tico, seguido da secagem das penas após a lavagem (como já dito, é possível ouvir nitidamente, ao fundo, o macho cantando).





Pílula Ecológica


O Greenpeace criou uma campanha pela criação de um Santuário das Baleias no Atlântico Sul. A criação desse santuário é uma antiga reivindicação diplomática e científica do Brasil, mas vem sofrendo resistência do Japão e da Noruega, conforme divulgado recentemente em O Globo, por Mariana Alvim. Para conhecer a importância dessa medida e participar da campanha do Greenpeace, clique aqui.

Somente uma sociedade engajada pode realizar as mudanças de que tanto precisamos para viver em um planeta harmônico e sustentável. Portanto, conheça essa iniciativa e, acima de tudo, participe!



Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

4 comentários:

  1. Assinei a petição relacionada às baleias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo, Lu! Muito obrigado. Se puder espalhe essa ideia para outras pessoas. Abraço.

      Excluir
  2. Assinei também a petição relacionada às baleias.

    ResponderExcluir