A Lavadeira-mascarada e o Manacá


Lavadeira-mascarada (Fluvicola nengeta
e Manacá (Brunfelsia uniflora) em flor

Os Tiranídeos (Tyrannidae) constituem a maior família de aves do Brasil, sendo talvez o Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus) o representante mais conhecido, que pode ser encontrado em praticamente todos os cantos do país.

Aqui no Rio de Janeiro também é espécie bastante comum a Lavadeira-mascarada (Fluvicola nengeta), originalmente típica do Nordeste, mas que vem expandindo seu território para o sul do país, possivelmente em razão do crescente desmatamento.

É figurinha fácil no Jardim Botânico do Rio e tem por hábito procurar alimento no solo, chegando a caminhar sobre a vegetação flutuante. Às vezes fica empoleirada, como essa que registrei há algumas semanas.

Nesse caso, a ave parecia descansar à sombra de um extensamente florido Manacá (Brunfelsia uniflora), arbusto com pouco mais de 2m de altura que ocorre espontaneamente no Brasil e cujas flores apresentam uma característica notável: são de cor violeta no primeiro dia, lilás no segundo e quase branca no terceiro (cf. "Guia de Plantas Tropicais", de Andreas Bärtels).

Floração do Manacá (Brunfelsia uniflora)

Aproveitando para agradecer o leitor pela fiel audiência, deixo aqui uma breve filmagem desse momento, além do convite para divulgação da matéria junto a amigos e nas redes sociais. Afinal, não é só de notícia ruim que vive o homem, não é mesmo?




Pílula Ecológica

A Fundação SOS Mata Atlântica, juntamente com a Campanha da Fraternidade 2016 e com o movimento Água Limpa é a Onda organizaram uma petição pelo fim dos “rios mortos”, pela universalização do saneamento, por esgoto tratado e por água limpa nos rios e praias do Brasil. 

O objetivo é chamar atenção para a questão do direito ao saneamento básico para todas as pessoas, buscando fortalecer o empenho por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro do planeta Terra.

Se você também quer participar desse importante movimento, basta acessar o link, preencher os dados e fazer sua assinatura eletrônica: https://www.sosma.org.br/peticao-saneamento/

Se você ainda não se convenceu da importância dessa petição, leve em consideração os seguintes dados:

>>> apenas 40% dos esgotos gerados no Brasil são tratados (Fontes: Diagnóstico Ministério das Cidades/SNIS 2014; e Instituto Trata Brasil)

>>> 35 milhões de brasileiros não tem acesso à água tratada (Fontes: Diagnóstico Ministério das Cidades/SNIS 2014; e Instituto Trata Brasil).

>>> 85% dos 111 rios e córregos avaliados pela Fundação SOS Mata Atlântica não apresentam boa qualidade da água (Fonte: SOS Mata Atlântica – relatório do Observando os Rios 2015)

>>> Mais de 70% das doenças que levam a internações hospitalares no país são decorrentes de contato com a água contaminada (Fontes: OMS, Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde SIH/SUS, IBGE-Morbidade Hospitalar no SUS).

Somente uma sociedade engajada pode mudar essa realidade. Assine já!



Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Fernando, fico feliz que tenha gostado. Obrigado por sua visita e seu comentário. Um fraternal abraço.

      Excluir
  2. Filho, como sempre uma leitura interessante e esclarecedora! Amo as flores do manacá! Além de abundantes são delicadas e deixa uma beleza indescritível no ambiente! E a lavadeira mascarada se deliciando em um de seus galhos, torna tudo mais deslumbrante! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As flores do manacá trazem ainda um aroma doce, muito bom de sentir. A natureza é mesmo deslumbrante. Um bj.

      Excluir