Um Baiano no Jardim Botânico do Rio


Baiano (Sporophila nigricollis)

Logo que nos familiarizamos com os passarinhos que frequentam os gramados do Jardim Botânico do Rio, chama atenção uma espécie que não é comum por ali. Trata-se do Baiano (Sporophila nigricollis), geralmente encontrado junto aos Coleirinhos (Sporophila caerulescens), com quem compartilha hábitos alimentares.

Até onde se sabe há apenas um indivíduo macho por ali (esse da foto), resultado de possível soltura ou escape. Esse tipo de interferência humana é bastante questionável, mas no caso do nosso amigo alado não deixa de ser um lance de sorte estar ali nesse "oásis verde" que é o Jardim Botânico do Rio.

Infelizmente, como acontece com grande parte dos pássaros granívoros e de canto melodioso, o destino dessa ave é, muitas vezes, a gaiola. Isso ainda é um dado real de nossa cultura, mas somente por meio da conscientização ambiental podemos tentar mudar esse quadro.

Ali no Jardim, com extensas áreas de gramado, esse passarinho encontra um ambiente adequado para se alimentar e procriar. Ao menos assim, distante da cobiça humana, ostenta um ar de alegria e pode cantar em liberdade.

No vídeo abaixo, podemos ver nosso protagonista esticando o pescoço para alcançar as sementinhas de uma pequena haste de capim. Um verdadeiro espetáculo!





Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

6 comentários:

  1. Lindo este baianinho! Lembra mesmo um coleirinho! Bjs filho.

    ResponderExcluir
  2. Cristiano, eu já fotografei este pássaro lá no JB. Será que só tem um mesmo e eu dei esta sorte? Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudio, que bom tê-lo aqui de novo! Nunca saberemos ao certo se se trata apenas de um indivíduo da espécie, somente anilhando. Mas tudo indica que sim. Sempre o encontro perto do eucalipto e redondezas. Foi lá que você o fotografou? Um abraço.

      Excluir
  3. Jurava que era um coleiro! Conheço bem este canto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, tudo bem? De fato, o Baiano lembra bastante o Coleirinho, tanto que ambos são do mesmo gênero - Sporophila - termo de origem grega que significa "amante de sementes". Obrigado por sua visita e seu comentário. Um abraço!

      Excluir