A Árvore que Fugiu do Quintal


Elenco do musical infantil, 'A Árvore que Fugiu do Quintal',
dirigido por Zé Helou - (Foto: Divulgação)

Diante do turbilhão de acontecimentos no país nos últimos dias, cheguei a cogitar passar essa semana sem publicar nada aqui no blog. Estava decidido a levar essa ideia adiante, não houvesse assistido o excelente musical infantil A Árvore Que Fugiu Do Quintal, em cartaz até o dia 29 de maio, aos sábados e domingos, 16h, no espaço Oi Futuro, localizado no bairro do Flamengo (Rua Dois de Dezembro, 63), no Rio de Janeiro.

Engana-se quem pensa se tratar de história que desperte o interesse apenas do público infantil. A narrativa é capaz de emocionar crianças e adultos - pessoalmente, fiquei com os olhos marejados em ao menos dois momentos - e traz uma reflexão muito séria, embora tratada de maneira lúdica, sobre como nosso modo de viver tem contribuído severamente para a destruição do meio ambiente.

A nova montagem, idealizada e dirigida por Zé Helou, que com nove anos de idade assistiu e se encantou com a primeira montagem, dirigida na década de 90 por Isaac Bernat, tem texto de Ricardo Hofstetter, adaptado do livro homônio de Alvaro Ottoni de Menezes, lançado originalmente em 1981.

A peça conta a história de uma Árvore (Tatih Köler) que, para escapar da morte após a venda do terreno a um empreendedor, e contando com a ajuda de Joãozinho (Saulo Segreto) e seus amigos, aprende a andar e sai em busca de um lugar onde as pessoas ainda valorizem a natureza.

No caminho a Árvore depara-se com outras vítimas das ações humanas, um Pássaro que perdeu suas cores (Mariah Viamonte), a Chapeuzinho Vermelho (Cacá Ottoni) que ficou cinza e o Peixe Fora D'água (Reiner Tenente) que fugiu da água poluída do mar.

Há, ainda, outros personagens interessantes, como o Intelectual (Saulo Segreto) que é detentor de grande inteligência, mas só vive no mundo das ideias, e o Jardineiro (Reiner Tenente), que acompanha e cuida da Árvore no final de sua jornada, sendo também o que mais se assemelha às crianças, pela pureza de sentimento que nutre em relação à Árvore.

A atuação do elenco é impecável, o figurino e o cenário, de Clivia Cohen, são de altíssimo nível, e as músicas, de Vinicius Castro e direção musical de Alexandre Queiroz, são executadas ao vivo, o que torna o espetáculo ainda mais especial.

Deixo aqui um convite ao leitor para que assista o musical com seu filho, sobrinho, neto, afilhado, etc.. Quem sabe assim, nas palavras do diretor cultural do Oi Futuro, Roberto Guimarães, você possa "recontar as aventuras dessa árvore... E mais ainda: desejar plantar uma árvore...".



Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

10 comentários:

  1. Árvores, sensibilidade, arte, ambientalismo, crianças....ótima fusão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida Fernando, uma receita ideal para a construção da consciência ambiental nas crianças, que são nossa continuação nesse planeta. Obrigado por seu comentário. Conto com sua divulgação!

      Excluir
  2. Filho, não tenho duvidas da beleza e envolvimento que promove este espetáculo! Depois de seu testemunho até eu, sem ter o compromisso de levar minhas crianças a peça infantil, pois vcs todos já são adultos, fiquei desejando assisti-la! Que bom que ainda existam atores com o foco na infância! Beijo grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale assistir sim, mãe. É um espetáculo muito profundo e bonito! Um grande beijo.

      Excluir
  3. Cristiano!
    Não tenho nem palavras para agradecer... A presença, o carinho, o olhar e essa sua publicação.
    Batalhamos durante cinco anos para colocar esse trabalho em cena. O tempo passa e (até mesmo, infelizmente) o tema continua super atual. Parabéns pelo lindo trabalho neste blog! Fiquei muito feliz e emocionado!!!! Quando quiser, é só chegar! A casa (com quintal) é sua! Rs Abração! Zé Helou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé, a divulgação desse fantástico trabalho era o mínimo que eu poderia fazer como forma de agradecimento aos bons momentos que passei com minha família na apresentação do último sábado. Conte sempre com o blog Aves & Árvores para semear a consciência ambiental! Em breve assistirei o musical de novo, agora na companhia de meu sobrinho, que não pode perder essa história! Até breve.

      Excluir
    2. Obrigado, querido! Espero vocês!!!! Você viu os "inbox" que te mandei no facebook? Estou divulgando este lindo (e fundamental) blog para todo mundo! Abs! Até!

      Excluir
    3. Zé, vi há pouco e já respondi lá mesmo. Obrigado pela divulgação, a natureza agradece! Abraço!

      Excluir
  4. Excelente crítica, Cristiano! Sem dúvidas, a preservação do meio ambiente é um tema sempre muito palpitante. Que você continue semeando essas belas histórias e, assim, contribuindo para o bem do nosso futuro, sobretudo desenvolvendo uma consciência ambiental crítica nas nossas crianças, que são o futuro da nossa nação. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wagner, agradeço a generosidade de suas palavras. A preservação do meio ambiente deve ser mesmo uma preocupação constante de todos nós. Grande abraço!

      Excluir