Pedras e Lagartos


Casal de "Calangos" (Tropidurus sp.)

Descobri a observação e fotografia de aves não faz muito tempo, quando participei, em 2013, da segunda edição do Avistar Rio, um encontro anual de aficionados por aves que se reúnem para trocar ideias e, claro, apreciá-las livres na natureza.

Esse hobby é o grande responsável por meu despertar ambiental e pela própria idealização do blog Aves & Árvores. Também estimulou meu interesse por tudo aquilo que se move e respira, aprofundando minha compreensão sobre a interdependência de todos os fenômenos na natureza.

Durante a passarinhada de janeiro no Jardim Botânico chamou minha atenção um casal de "Calangos" (Tropidurus sp.), que observei na pedra mais alta junto ao Bromeliário (em outra ocasião vi na mesma pedra um macho tentando atrair - sem sucesso - as fêmeas da espécie).

O termo “calango” é de origem popular e costuma se referir a pequenos lagartos que vivem no solo ou em pedreiras, e que se alimentam de alguns artrópodes (um filo de animais invertebrados).

Fiquei a poucos metros do casal, tendo o cuidado de não me aproximar em demasiado. Consegui fotografar o macho preparando-se para a cópula, não o ato consumado.

Aguardei algum tempo na esperança de registrar o ato final, mas percebi que poderia estar inibindo o casal, afinal, são seres vivos como todos nós e estavam prestes a ser flagrados em um ato de intimidade (acredito que seus olhares na foto que inicia o post não me deixam mentir).

O fato é que, tão logo me afastei, copularam, deixando-me a impressão de que podem sentir algum tipo de pudor, ou, quem sabe, trata-se apenas de um mecanismo instintivo de defesa. Com a palavra, os biólogos.



Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

4 comentários:

  1. Cristiano, sensacional a foto! E agora? Bem colocada sua observação sobre o comportamento dos calangos. Com a palavra, o biólogo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da foto, mãe. Sobre o comportamento dos calangos, bem que tentei pesquisar o assunto, mas não localizei ainda uma explicação para essa reação. Por isso renovo o convite a algum biólogo que leia esse post, para que enriqueça a matéria com seu comentário.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Verdade Lu, não deixa de ser uma invasão de privacidade. Kkkkk. Mas eles estavam no alto de uma pedra, bem à vista dos visitantes. Não tinha como ignorar. Grande abraço!

      Excluir