Visita ao Forte Duque de Caxias (RJ)


Praia de Copacabana vista do Forte Duque de Caxias

Depois de tanto frequentar o Forte de Copacabana para momentos de lazer (mas ainda sem o objetivo de "passarinhar"), estava devendo uma visita ao Forte Duque de Caxias, localizado no extremo oposto da orla de Copacabana, já no bairro do Leme. Ali compareci na quarta-feira (23 de setembro), para conhecer a avifauna do local.

Antes de mais nada, é preciso fazer aqui importante menção acerca da notável mobilização da sociedade civil, capitaneada pelo amigo Plínio Loures Senna, em defesa do tombamento, felizmente já conseguido, do Forte Duque de Caxias, em resposta ao descabido projeto de instalação de um teleférico que pretendia ligar os morros da Urca ao Forte. Ao amigo Plínio deixo aqui meu agradecimento pessoal pela atitude combativa em defesa do meio ambiente carioca!

Feito esse registro, pode-se dizer que o dia que escolhi para a visita não era o dos mais bonitos. Havia muita névoa pela manhã, mas nada que impedisse completamente a vista do Forte, uma das mais deslumbrantes da cidade do Rio de Janeiro. E o que falar dos Ipês-amarelos (como o que aparece na foto que inicia o post) que estavam em plena floração?

Quanto à avifauna, o local é uma Área de Proteção Ambiental (também conhecido como "APA do Leme"), o que torna possível o avistamento de inúmeras espécies de aves. Já o seu registro fotográfico considero bastante dificultado pelo fato de permanecerem muito "embrenhadas" na mata. Exemplo disso é a foto desse Pombão (Patagioenas picazuro), que me custou algum tempo e boa dose de paciência, mas foi uma espera prazerosa (o galho na ponta do bico da ave denuncia que estava a construir um ninho).


Pombão (Patagioenas picazuro)
(clique para ampliar)

Fáceis mesmo de fotografar, por voarem lentamente a grandes altitudes, são as Fragatas (Fregata magnificens) e os Urubus-de-cabeça-preta (Coragyps atratus). Consegui fotografar uma fêmea de Fragata planando e um Urubu pousado na parte mais alta do Forte.


Fêmea de Fragata (Fregata magnificens)
(clique para ampliar)

Urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus)
(clique para ampliar)


A biodiversidade do Forte é fator que chama a atenção. É possível ver muitas borboletas e uma quantidade imensa de Calangos (Tropidurus torquatus). Os Saguis-de-tufos-brancos (Callithrix jacchustambém não passam despercebidos.


Borboleta "estaladeira" (Hamadryas februa)
(clique para ampliar)
Calango (Tropidurus torquatus)
(clique para ampliar)
Sagui-de-tufos-brancos (Callithrix jacchus)
(clique para ampliar)


O passeio ao Forte vale também como uma boa caminhada ecológica e para visitar uma exposição muito interessante, intitulada "Olhos da Natureza", com pinturas de M. Riccioni dos olhos de diversas espécies de animais.

Já foi ao Forte? Ainda não? Deixe aqui seu comentário sobre essa importante área de proteção ambiental da cidade do Rio de Janeiro.



Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

10 comentários:

  1. Por incrível que pareça, ainda não conheço essa área!
    Obrigado pela matéria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada! Que bom que a matéria lhe foi útil. Obrigado por comentar e volte sempre!

      Excluir
  2. Prezado Cristiano,

    Parabéns pelas postagens.

    Continue sempre assim, pois a nossa flora e fauna merecem ser divulgadas e repeitadas.

    Se possível, divulgue também dicas ecológicas.

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço muito o comentário. Dica anotada. Em breve, trarei dicas ecológicas ao blog. Volte sempre!

      Excluir
  3. Sempre fui admiradora da natureza, especialmente das aves, mas confesso que somente agora percebi a imponência do Urubu, através desta sua foto. Destaco a linda foto que conseguiu com o Calango. Parabéns filho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um dos prazeres da observação de aves mãe, somos quase sempre surpreendidos quando olhamos mais de perto as aves e seus hábitos. A foto do Calango também gostei muito. A foto do urubu fez bastante sucesso nas redes sociais do blog. Além de imponente, o urubu, assim como certos gaviões, são aves necrófagas e realizam um trabalho importante de remover restos de animais em estado de putrefação, prevenindo a proliferação de doenças. Obrigado por sua visita e seu comentário mãe.

      Excluir
  4. Que bela narrativa ! As fotos estimulam a visita ao Forte do Leme. Estão ótimas !... Cristiano, o movimento @Salvem o Leme lutou por 3 anos contra aquele absurdo projeto de teleférico, que destruiria o sítio histórico-ambiental. Mas, os moradores da região permanecem em vigília contra novos ataques especulativos. A beleza da cidade tem que ser cuidada ! Obrigado pela visita ao Forte do Leme e por suas palavras generosas. Gde abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço por lutar pela proteção de nossa biodiversidade. Agradeço também sua visita aqui no blog. Grande abraço Plínio! E mais uma vez o meu reconhecimento por seu importante trabalho na proteção e divulgação desse paraíso carioca.

      Excluir
  5. Cristiano, adorei o seu passeio pelo Forte Duque de Caxias. Patrimônio do Leme, do Rio. Foi uma aula de "cidadania'. Quanto mais conhecemos nosso bairro, mais cuidamos dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Teresa, seja bem-vinda! Fico muito feliz que gostou do relato do passeio. Senti muito prazer na caminhada e também adorei a linda vista da orla de Copacabana que temos do Forte. Obrigado por seu comentário e volte sempre!

      Excluir