5 razões para observar aves


Observação de aves no Jardim Botânico do Rio de Janeiro


Oi amigos, tudo bem? Há algum tempo vinha pensando em tratar das razões que justificam a apaixonante prática da observação das aves, com o objetivo de estimular a atividade e atrair novos adeptos, sempre em nome da conscientização e preservação ambiental.

Abaixo indiquei 5 razões, mas caso você tenha mais a acrescentar ficarei muito contente se puder mencioná-las no campo para comentários, localizado no final do artigo:


1 – Forma de lazer saudável

Observar aves em vida livre (“birdwatching”) é uma atividade praticada por milhões de pessoas em todo o mundo, das mais variadas profissões.

É considerada por muitos uma forma de lazer saudável, por propiciar a integração familiar e a construção de novas amizades, já que a atividade costuma atravessar gerações e normalmente há programação de viagens entre os integrantes de um grupo de observadores de aves.

2 – Facilidade de observação

A maioria das espécies de aves tem hábitos diurnos e cantam, além de estarem espalhadas pelos mais diversos locais, inclusive ambientes urbanos, o que facilita a observação de seu comportamento.

No caso do Brasil, temos a sorte de ocupar uma das melhores posições no ranking da biodiversidade de aves. Como já divulgamos aqui no blog, nosso país alcançou o segundo lugar mundial na primeira edição do Global Big Day, ocorrida em maio de 2015.

3 – "Hobby" para todas as idades

A observação de aves é acessível a praticamente qualquer pessoa, bastando um olhar atento para apreciá-las normalmente em busca de alimento, de um parceiro ou na defesa de território.

Neste blog, na guia Aves, localizada no menu superior, você poderá saber mais sobre elas e também encontrará dicas para observação das aves que irão enriquecer sua experiência e tornarão a atividade ainda mais prazerosa.

4 – Utilidade científica

Com o uso da internet e especialmente após o advento do site Wikiaves, a maior rede social brasileira de observadores de aves, um importante volume de dados é gerado todos os dias, servindo como base para estudos científicos nas áreas de ecologia e conservação das aves e do meio ambiente em geral, já que as aves são consideradas excelentes “bioindicadores” da qualidade ambiental.

5 – Fomento ao turismo ecológico e à conscientização e preservação ambiental

A prática do “birdwatching” favorece o turismo ecológico e estimula os mercados de equipamentos, editorial e de hotelaria.

Ao mesmo tempo, para a manutenção desse segmento econômico, é imprescindível que as atividades exercidas causem o menor impacto ambiental possível, sob pena de comprometimento do próprio mercado, o que é bastante significativo para a conscientização e preservação ambiental.

***

Outras razões poderiam ser mencionadas, como o contentamento puro e simples da contemplação das aves ou o prazer estético de fotografá-las, além do sentimento de plenitude que costuma acompanhar quem se dedica a essa prazerosa atividade, considerada, na linguagem médica, verdadeira "terapia ocupacional".

E você, vê outras razões para a prática do “birdwatching”? Deixe aqui seu comentário, compartilhe o link desse post nas redes sociais e ajude a difundir essa atividade que a cada dia ganha mais adeptos no Brasil e no mundo!



Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

Nenhum comentário:

Postar um comentário