O que é um "lifer"?


Fêmea de Gavião-asa-de-telha (Parabuteo unicinctus)

Quando iniciamos na saudável e apaixonante prática da observação das aves, costumamos ouvir expressões até então desconhecidas, como: "essa ave é um lifer para mim!", "não acredito, é um lifer!". Não há dúvida de que estamos falando de aves, mas, afinal, o que é um "lifer"? 

A palavra "lifer" é uma derivação da expressão inglesa "Life list" ("lista de vida", literalmente) que, em seu sentido original, designa uma lista de todas as aves que uma pessoa já viu na natureza. É o prazer puro e simples de anotar todos os avistamentos em um documento único que motiva as pessoas a fazerem essa lista.

"Lifer", então, serve para indicar que determinada espécie de ave foi vista pela primeira vez na natureza pelo observador. Naturalmente, com a existência de máquinas fotográficas digitais com preços mais acessíveis e bom zoom ótico, o termo "lifer" passou também a ser utilizado para referir-se à primeira vez que o fotógrafo conseguiu o registro da ave na natureza.

Controvérsias à parte (há quem questione a "apropriação" do termo pelos fotógrafos de natureza), é inquestionável a emoção e o encantamento que costumam surgir no momento em que avistamos uma espécie nova, especialmente quando somos pegos de surpresa.

No caso da foto que abre esse post, efetuada próxima ao Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, sequer esperava por esse registro, o que tornou-o ainda mais interessante.

Estava almoçando com a família e, por alguns momentos, saí do restaurante para respirar ar puro, acompanhado de minha câmera fotográfica. Percebi o vulto de uma ave que considerei ser um Urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus) pousando em uma árvore. Ao aproximar o foco da câmera, qual não foi minha surpresa ao constatar que se tratava de alguma espécie de gavião. Ao checar no guia de campo, não tive dúvida: tratava-se possivelmente de uma fêmea de Gavião-asa-de-telha (Parabuteo unicinctus), um "lifer" para mim!

Se você está começando na observação de aves agora, é uma ótima oportunidade para iniciar sua "Life list" (a ferramenta colaborativa Taxeus é excelente para isso). Aos poucos irá perceber que já viu muitas espécies de que sequer se dava conta e que ainda há muita beleza escondida a ser revelada a seus olhos. Que tal começar?

***

Abaixo você pode conferir o vídeo da campanha "I love list" da SAVE Brasil sobre o prazer de fazer lista de aves.



Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

2 comentários:

  1. Sorte estar com a máquina bem na hora!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os momentos especiais geralmente exigem uma dose de sorte, não é mesmo? Obrigado por comentar!

      Excluir