Passarinhada de Outono no Jardim Botânico do Rio de Janeiro (2015)

Urubu-de-cabeça-vermelha (Cathartes aura)

Como já havíamos adiantado em post anterior, ocorreram no último sábado (9 de maio) três eventos simultâneos no Jardim Botânico do Rio de Janeiro: a contagem científica de aves, o "Viva a Mata 2015" e o passeio mensal de observação de aves (saiba mais sobre a passarinhada que ocorre todos os meses no Jardim Botânico).

No início da manhã, acompanhamos o grupo que realizou a contagem científica das aves, ligado ao programa Cidadão Cientista de registro e monitoramento das aves brasileiras, organizado pela SAVE Brasil, que faz parte da aliança global da BirdLife International, presente em mais de 100 países.

O dia era típico de outono na cidade do Rio de Janeiro: céu claro, sem nuvens e com temperatura amena, condições ideais para o passeio ao ar livre e uma boa passarinhada.

Não faltaram as térmicas, tão apreciadas pelos Urubus-de-cabeça-vermelha (Cathartes aura), como esse que flagramos em um belo e rasante voo planado, próximo ao chafariz central.

No meio da manhã, acompanhamos o ornitólogo Henrique Rajão que guiou várias pessoas pela primeira vez presentes na passarinhada do Jardim Botânico. O grupo era numeroso e mostrou bastante interesse em conhecer os hábitos das aves.

Para dar as boas-vindas aos iniciantes, a magnífica Saíra-ferrugem (Hemithraupis ruficapilla) desceu bem perto dos observadores que, encantados com a beleza dessa ave, puderam fazer o registro fotográfico.


Saíra-ferrugem (Hemithraupis ruficapilla)
(clique para ampliar)

E para prestigiar a Fundação SOS Mata Atlântica, que estará com seu ônibus estacionado próximo ao Museu do Meio Ambiente até o próximo dia 17 de maio, alguns mamíferos encontrados na Mata Atlântica também deram as caras, para a alegria geral.


O ônibus da Fundação SOS Mata Atlântica ficará 
no Jardim Botânico até o dia 17 de maio
(clique para ampliar)


Foi o caso de uma fêmea prenha de Preguiça-de-três-dedos (Bradypus variegatus), que, com seu movimento lento e suave, apareceu no "Caminho da Mata Atlântica", localizado na parte mais superior do arboreto, prestando, assim, uma homenagem antecipada pelo dia das mães.


Uma fêmea prenha de Preguiça-de-três-dedos (Bradypus variegatus) 
prestou sua homenagem antecipada pelo dia das mães
(clique para ampliar)


Quem também apareceu no arboreto foram os Macacos-prego (Cebus apella). Flagramos um deles bem no alto de um Cedro-rosa (Cedrela fissilis), localizado na aleia Pedro Gordilho, próximo à famosa Cascata do Jardim Botânico. Os raios solares com sua inclinação característica do outono valorizaram o registro fotográfico. Aliás, se há algo de "transcendental" a esse mundo, certamente se encontra na luz de outono da Mata Atlântica carioca!


Macaco-prego (Cebus apella) e a luz "transcendental"
de outono da Mata Atlântica carioca
(clique para ampliar)


Como ocorreram diversas atividades no Jardim, tivemos a oportunidade de passar o dia inteiro ali. E como foi boa essa experiência! 

Com o avançar do tempo, num mesmo trecho da mata, diferentes e belas paisagens se formaram, nos dando a sensação de que estávamos a caminhar, a cada momento, em um lugar novo.

Acabamos por observar algumas aves não avistadas no período matinal. Conseguimos um registro da linda Jandaia-verdadeira (Aratinga jandaya), pousada no topo de uma altíssima Palmeira-imperial (Roystonea oleracea) que estava totalmente desfolhada, possivelmente atingida por um raio, como ocorrera com o primeiro exemplar (Palma Mater) plantado pelo Príncipe Regente Dom João VI, em 1809, atingido em 1972.


Jandaia-verdadeira (Aratinga jandaya)
(clique para ampliar)

E como não poderia deixar de ocorrer, registramos, mais uma vez, o belíssimo Tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus), presença marcante e quase sempre certa no Jardim, que se encontrava empoleirado em uma árvore baixa na região da "restinga".


Tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus)
(clique para ampliar)

No final da passarinhada, na mesma região da "restinga", um Socozinho (Butorides striata) jovem veio fazer o que mais gosta no Jardim: "pescar" por sobre um belo exemplar de Vitória-régia (Victoria amazonica).


Socozinho (Butorides striata)
(clique para ampliar)

Gostou desse post? Deixe aqui seu comentário, divulgue o blog e ajude a semear a consciência ambiental!



Cadastre-se

* preenchimento obrigatório

2 comentários:

  1. Maravilhoso encontro! Felicidade e emoção dos observadores de aves com estes pássaros sensacionais ! Parabéns pelas lindas fotos!

    ResponderExcluir